Connect with us

Nossa Cidade

Balanço parcial aponta registro de 100 focos de incêndio nos primeiros 13 dias da Operação Estiagem

A primeira reunião da Operação Estiagem, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 13 de maio, apontou o registro de 100 focos de incêndio nos primeiros 13 dias da operação por meio de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Durante os quatro meses da Operação no ano passado (entre maio e setembro) foram registrados 191 focos pelo mesmo sistema. 

 

Em maio de 2023, a Defesa Civil emitiu dois boletins de baixa Umidade Relativa do Ar (URA), ambos de Estado de Atenção. Nos 13 primeiros dias da edição da Operação deste ano foram emitidos seis boletins, sendo um de Estado de Emergência (quando a URA fica abaixo de 12%) e cinco de Estado de Atenção (quando fica abaixo de 30%). A maior temperatura registrada na Operação, até o momento foi de 34,3° centígrados, no dia 4 de maio.

 

Conforme o coordenador regional e diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a grande preocupação do município está relacionada ao aumento dos índices de incêndio.  “Isso é preocupante porque nos primeiros 13 dias da operação já registramos mais de 50% do índice de toda a operação do ano passado”, destacou. 

 

Para o diretor, o fator determinante no aumento dos índices de queimadas são as ondas de calor. “Num período em que deveríamos estar registrando baixas temperaturas, os índices têm ultrapassado 30°, isso tem reflexo direto no aumento dos focos de incêndio”, colocou.

Sair da versão mobile