Sumaré
Banda Sinfônica realiza concerto especial para o aniversário de Sumaré nesta sexta-feira (27)
Sumaré, 24 de julho de 2018
A Banda Sinfônica de Sumaré apresenta na próxima sexta-feira (27), às 20 horas, sob a regência do maestro Jair dos Santos, mais um concerto oficial, desta vez em homenagem ao aniversário de 150 anos de Sumaré, comemorado no dia 26 de julho. A apresentação acontece no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, localizado na Av. Brasil, nº 1.111, e com entrada gratuita e aberta para toda a população.
O repertório foi especialmente preparado para o sesquicentenário da cidade, visando contar um pouco da história de Sumaré por meio da música, valorizando também artistas consagrados e locais. A Banda apresentará canções como “O Trenzinho do Caipira” (Villa-Lobos), “Festa Portuguesa”, “Nessum Dorma” (Giacomo Puccini), “What a Wonderful World” (Bob Thiele e George David Weiss), entre outras. Além disso, a Banda Sinfônica também apresentará a música “Sumaré, meu orgulho, meu lugar”, criada especialmente para o aniversário da cidade, com letra de Pâmela Paduan, adaptações de Felipe Pissolotto e Marcelo Pendezza, música e produção musical de Sidney Carvalho, na voz de Davi Zaffa.
“Convidamos toda a população para prestigiar mais este concerto da nossa Banda Sinfônica Municipal, que realiza há anos um trabalho de excelência, difundindo a arte da música em nosso município. Será uma ótima oportunidade também de conhecer um pouco mais da história da nossa cidade por meio da música”, convidou o prefeito Luiz Dalben.
A apresentação contará também com a participação do Coral Vozes da Maturidade, dos solistas Fabrício Lopes, Marina Cazelli, Davi Zaffa, e dos instrumentistas Geremias Tiofilo e Adilson Filho. O concerto contará também com homenagens ao mastro Pico Barroca, que dá nome à banda, e à maestrina do Coral Vozes da Maturidade, Dona Neguita.
A Banda Municipal de Sumaré foi criada por meio da Lei Municipal nº 1.887, de 19 de maio de 1987. Em 29 de agosto de 1990, pela Lei Municipal nº 2.188, foi denominada Banda Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, em reconhecimento ao trabalho musical desenvolvido pela família Barroca, em especial pelo patrono Dorival Gomes Barroca, conhecido popularmente por “Pico Barroca”. O Maestro Pico foi o grande incentivador na implantação da banda em caráter municipal. A Banda ficou desativada por alguns anos, mas foi retomada em 1997. Posteriormente, em 3 de abril de 2008, por meio da Lei nº 4.597, passou a ser denominada Banda Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”. Atualmente, o maestro da banda é Jair dos Santos.