Connect with us

Nossa Cidade

Barcelona será referência para centro de inovação tecnológica em Campinas

Barcelona será referência para centro de inovação tecnológica em Campinas

O prefeito Dário Saadi visitou na manhã desta terça-feira, 16 de maio, o Distrito de Inovação e Tecnologia 22@ Barcelona, na Espanha, para buscar referências para a implantação do centro de inovação tecnológica em Barão Geraldo – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), e para a revitalização do Pátio Ferroviário no centro da cidade.

O @22 Barcelona mudou a economia de Barcelona por meio da transformação de uma antiga região industrial degradada em uma área de inovação, tecnologia e economia criativa. “Conhecer os desafios vencidos por Barcelona é fundamental na consolidação destes dois projetos estratégicos para a nossa cidade”, disse o prefeito.

Para implantar o polo de inovação, a Prefeitura de Campinas propõe uma mudança no zoneamento que visa melhorar as condições de urbanização de uma área de 17 milhões de metros quadrados. Com a proposta, serão permitidas atividades econômicas e comerciais ao lado de residências. Assim, será possível fomentar um ecossistema de troca e convívio para trabalhar, morar e ter lazer.

Já a recuperação e utilização do espaço do Pátio Ferroviário está ligada ao Programa de Requalificação da Área Central (PRAC), que envolve várias medidas para trazer novos moradores e negócios para o centro da cidade.

Saadi destacou a importância de conhecer a experiência de Barcelona no momento em que a Prefeitura discute com a sociedade as propostas de alteração de zoneamento. “Tudo o que estamos conhecendo aqui é inovador e pode subsidiar as discussões para implantação do PIDS (centro tecnológico) e da reutilização do Pátio Ferroviário”, afirmou.

A visita da comitiva de Campinas foi acompanhada por Josep Piquè, que foi o diretor (CEO) do 22@ Barcelona durante a implantação do Distrito. Na ocasião, ele apresentou as principais unidades e iniciativas que viabilizaram a transformação ocorrida na cidade espanhola, que é referência mundial.

“Além de abrigar incubadoras, centros de pesquisa, universidades e empresas, é também um super laboratório urbano. A região é um espaço de testes para empresas e centros de pesquisa com soluções inovadoras voltadas ao urbanismo, educação, mobilidade, sustentabilidade e que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos”, detalhou o prefeito.

A visita do prefeito Dário Saadi ao 22@ Barcelona foi acompanhada pelos reitores da Unicamp, Antonio José Meirelles; PUC-Campinas, Germano Rigacci; e Eduardo Gurgel, diretor de Parcerias e coordenador do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável); e pelas secretárias municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; e de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat.

A comitiva também visitou o Media Tic Building e The Social Hub.

Sair da versão mobile