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BBB da Emdec: mais de 41,5 mil ocorrências são atendidas pela Central de Operações

Cerca de 41,5 mil ocorrências foram processadas pela Central de Monitoramento de Operações da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) no primeiro semestre deste ano. Ao longo de todo o ano passado, a área, que é estratégica para o monitoramento do trânsito e promoção da segurança viária, somou 85 mil ocorrências atendidas.
 
Desde o início de julho, a Central de Operações da Emdec atua de forma autônoma e passa por reestruturação. O espaço conta com câmeras integradas para observação do trânsito em tempo real, além de nove pontos de fiscalização por videomonitoramento.
 
Até então, a Central da Emdec estava integrada à CIMCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), que migrou para sede localizada na Vila Nova São José e foi denominado CICC (Centro Integrado de Comando e Controle de Campinas). O trabalho de videomonitoramento segue integrado entre as duas centrais: as imagens das câmeras que pertencem ao CICC são espelhadas para a Central da Emdec.
 
“O papel estratégico da Central de Operações envolve a integração entre a população e os agentes que estão em campo. E, também, a geração de dados que embasam as análises dos fatores de risco para sinistros de trânsito e das informações repassadas cotidianamente a órgãos de imprensa, por meio da área de comunicação”, explica o coordenador da Central de Monitoramento de Operações, Ayrton Francisco Martins.
 
A área conta com uma equipe de 32 agentes da mobilidade urbana ativos, que se revezam em turnos de seis horas; além de quatro colaboradores internos. Em campo, são cerca de 315 agentes da mobilidade urbana.
 
O atendimento às ocorrências gerais (retirada de animais na via, blitze de fiscalização, reserva de vagas e intervenção após derramamento de óleo na via) e a realização de operações de trânsito respondem por cerca de 60% do total de atendimentos. Entre os 24,8 mil acionamentos registrados nessa categoria, foram realizadas 22,6 mil operações de trânsito no período, tais como operações “comporta” (passagem alternada por sentido de veículos), canalizações e sinalizações de pontos de bloqueio, acompanhamento de interferências na via e atendimento às solicitações da população.

 
Atuação pela vida: mais de 1 mil sinistros atendidos pelos agentes 

Com a missão de preservar vidas no trânsito, os agentes da mobilidade apoiaram 1.034 sinistros (acidentes) registrados na malha urbana ao longo do primeiro semestre. A Central computou o atendimento de 498 acidentes com vítimas, 480 sem vítimas, 41 atropelamentos e 15 sinistros fatais. Durante as ocorrências, os agentes são responsáveis por sinalizar os trechos impactados, orientar condutores, fazer o trânsito fluir e, muitas vezes, reforçar o acionamento dos órgãos de saúde.
 
Já as ocorrências extraordinárias, tais como incêndios em veículos, quedas acidentais de munícipes, atos de vandalismo e manifestação de populares, somaram 597 acionamentos.

 
Outras ocorrências

Garantir a fluidez viária e sinalizar pontos de bloqueios durante obras e eventos também são ocorrências apoiadas pelos agentes da Emdec e monitoradas pela Central de Operações. Foram 4,9 mil atendimentos relacionados ao acompanhamento ou vistoria de obras e eventos.
 
A fiscalização de estacionamentos irregulares alcançou mais de 2 mil ocorrências no semestre. Completam o balanço o monitoramento de pontos que apresentam lentidão de trânsito (566), semáforos inoperantes (1 mil), veículos quebrados (1,2 mil), falhas na via (1,6 mil) e os acionamentos de guinchos para remoção de veículos (3,5 mil).
 

Fiscalização remota

A Central de Operações da Emdec também é responsável pela fiscalização por videomonitoramento, realizada por agentes da mobilidade urbana em tempo real. O objetivo é ampliar a segurança no trânsito e identificar infrações, tais como conversão proibida; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; e estacionamento irregular.
 
Entre janeiro e junho de 2024, foram computadas 2.117 autuações, a maioria (1.715) por transposição irregular de pista, registrada no cruzamento da avenida Dr. Moraes Salles com a rua Irmã Serafina. O comportamento irregular é um fator de risco para sinistros. O local registrou, entre 2019 e maio de 2024, 53 ocorrências, sendo 49 sinistros sem vítima e quatro com vítimas feridas.
 

Como acionar a Emdec

Para reportar emergências de trânsito (sinistros, estacionamento irregular e animais na via), a população conta com o telefone 118, que funciona 24 horas. Também é possível utilizar os canais digitais WhatsApp (19 3731-2910) e chatbot da Emdec, disponível na página inicial, selecionando a opção “falar com atendente”.
 
A população conta ainda com o Fale Conosco Web (portal.emdec.com.br/faleconosco) e o aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store, para formalizar assuntos relacionados à fiscalização e sinalização, por exemplo.

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