Connect with us

Nossa Cidade

Bem-estar Animal realiza a 1ª Feira de Adoção na Lagoa do Taquaral

O Departamento de Proteção e Bem-estar Animal (DPBEA) realizou na manhã deste domingo, 2 de junho, das 8h às 12h, na Lagoa do Taquaral, a 1ª Feira de Adoção de Animais – Campet. O prefeito Dário Saadi esteve presente e anunciou que Paçoca, um cãozinho sem raça definida, cor de caramelo, três meses de idade, é o novo mascote do DPBEA. 

 

A identidade do mascote foi escolhida pelos internautas, por meio das redes sociais. As outras opções de nome eram Caramelo e Cãopineiro. Desde 19 de maio, 497 pessoas votaram para denominar o cãozinho. Paçoca teve 251 votos (50,5% do total). 

 

O DPBEA adotou o animalzinho que, agora, será uma espécie de “cachorro-propaganda”. Ele não será disponibilizado para adoção. Porém, a mãe dele, Flan, e os outros sete irmãos que estão em tratamento poderão ser adotados.

 

A feira de adoção retornou ao calendário de eventos e acontecerá duas vezes por mês, aos domingos, no portão 1 da Lagoa do Taquaral. Dário Saadi, ao final, lembrou que o DPBEA é responsável por diversos serviços como microchipagem, consultório móvel, Samu Animal e o Portal Animal, no qual estão cadastrados todos os animais disponíveis para adoção.

 

Vagner Bellini, diretor do DPBEA, informou que dois gatos e quatro cães foram adotados na manhã deste domingo na Feira que, como adiantou o prefeito, voltará a ser realizada duas vezes por mês. 

 

O cão Pedro, de dois anos, sem raça definida, foi o primeiro a ganhar um novo lar e uma nova família neste domingo. Ele foi adotado por José Guilherme Volpi, Mariana Berey e Lucas Volpi, de 7 anos. “Adoção é um ato de amor. Tem que ter responsabilidade, carinho com o animal. Vimos o Pedro e na hora pensamos em levar para casa”, contou Guilherme. É o primeiro cachorro deles. O menino Lucas estava radiante de alegria com o novo amigo de quatro patas.

 

Os animais recolhidos ao DPBEA são tratados, vermifugados, castrados, microchipados e colocados para adoção pelo portal Animal Campinas (https://portalanimal.campinas.sp.gov.br), que continua sendo o principal mecanismo para quem quer adotar.

 

Os corretores de imóveis, Abner Aquino e Keldmy Costa, presentes na Feira, relataram que têm em casa três gatos. São duas fêmeas, Charlie e Pupê, e um macho, Polo. “É um trabalho muito bonito, dá vontade de levar todos para casa”, disse Abner.

 

Critérios

 

Vagner Bellini explicou que o objetivo das feiras é estimular o acolhimento desses animais sob a guarda da DPBEA pela população. O diretor fez questão de lembrar que os interessados em adotar passam por entrevista e, no momento de levar o animal, é importante que tenham coleira, guia para os cães e caixa de transporte para os gatos.

 

Além disso, os tutores devem ser maiores de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. Abrigados pelo órgão, atualmente são mais de trezentos animais que esperam uma chance de conseguir um lar, cuidados e amor. 

 

Na Feira também estava disponível a microchipagem gratuita para quem queria levar os animais. Esse serviço foi realizado por meio de parceria com o curso de Medicina Veterinária da PUC-Campinas.

 

A história de Paçoca

 

Paçoca, o novo cãozinho mascote do DPBEA, é filho de Flan, uma cachorra sem raça definida, que foi resgatada pelo Samu Animal, machucada, em março deste ano, na Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida.

 

Quando foi encontrada, estava com dez filhotes bastante debilitados. Destes, oito sobreviveram. O gestor ambiental do DPBEA, Rodrigo Pires, contou que a Flan já está castrada, tratada e disponível para adoção. Segundo ele, os irmãos do Paçoca também estão sendo tratados, acompanhados e disponibilizados para adoção.

Sair da versão mobile