Nossa Cidade
Biblioteca Zink recebe mostra que une personagens dos quadrinhos e a história dos selos
Fãs de história em quadrinhos e de filatelia terão o mês de agosto para conhecer uma mostra montada na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, no centro de Campinas, que une os dois universos. No local está em cartaz a exposição “HQ em Selos – 180 anos da emissão de selo no Brasil”, que pode ser vista até 30 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 17h. Entrada gratuita.
A exposição tem como curadores o professor doutor Márcio José Andrade da Silva e Júlio César Rangel Trindade. O evento, como o nome sugere, celebra os 180 anos de emissão do primeiro selo postal no Brasil. O primeiro selo no País surgiu em 1843 e foi chamado de “olho-de-boi”, pelo formato do valor indicado para a postagem da correspondência. O famoso olho-de-boi surgiu a partir de uma ideia importada pelo Imperador D. Pedro II das terras inglesas.
Na exposição, o público verá vários personagens que encontramos nos gibis estampados em selos, seja em datas comemorativas, ou sendo homenageados. Entre eles, a Turma da Mônica, que em 1993 protagonizou uma série que marcou na ocasião os 150 anos do olho-de-boi.
Serviço
HQ em Selos – 180 anos da emissão de selo no Brasil
Entrada gratuita
Hora: das 9h às 17h, de segundas a sextas-feiras
Local: Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink, na venida Benjamin Constant, 1.633, Centro, ao lado do Paço Municipal de Campinas