Nossa Cidade
Biblioteca Zink sedia o Dia do Quadrinho Nacional com destaque para a ficção científica
O Dia do Quadrinho Nacional, nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, será celebrado pela Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink com diversas atividades gratuitas. A programação começa nesta terça-feira, 30, com a exposição Afrofuturismo de Will Rex e Kitembo Editora, e segue até o dia 2 de março. Haverá exposições, rodas de conversa, revoada de quadrinhos e feira de HQs.
Há onze anos consecutivos a Gibiteca da Biblioteca Zink comemora o Dia do Quadrinho Nacional por meio da promoção do contato entre o público-leitor e os artistas. "É uma oportunidade de aproximar quem escreve de quem lê os quadrinhos. Além disso, essa iniciativa amplia o repertório dos leitores, apresenta os pequenos selos e editoras, até mesmo de Campinas, e os autores autopublicados", afirmou a coordenadora da Biblioteca Zink, Suze Elias.
Neste ano, o destaque das comemorações pelo Dia do Quadrinho Nacional é da ficção científica. Gênero eclético que dialoga com outros gêneros, a ficção científica trata da reação dos seres humanos às mudanças na ciência e na tecnologia, explora os dramas e conflitos humanos consequentes dessas inovações científicas, sociais e tecnológicas e pensa o futuro de forma utópica. Os Quadrinhos Afrofuturistas, que abrem a sequência de atividades, apresentam narrativas gráficas que usam elementos da ficção científica e da fantasia para criar histórias de protagonismo negro, por meio da celebração da identidade, ancestralidade e história africana. A Editora Kitembo é de São Paulo e é especializada neste tema. A exposição abre no dia 30 a partir das 15h.
A série de atividades também vai homenagear, em 2024, Germana Viana, uma das maiores quadrinistas do Brasil. Atuando há cerca de 25 anos na área, Germana tem como uma das áreas de atuação, a ficção científica e já agenciou profissionais para trabalhar em estúdios norte-americanos. A quadrinista já teve obras publicadas pela editora Zarabatana Books, de Campinas. A exposição sobre ela começa na quarta-feira, 31, e também vai até o dia 2 de março.
No mês de fevereiro, a Biblioteca Zink também vai promover a Revoada de Quadrinhos pelos terminais de ônibus. Protegidos em saquinhos de plástico, os gibis serão deixados nos terminais para serem lidos e compartilhados. "A ação nos terminais é muito rápida. Colocamos um gibi e logo alguém já leva para ler. E junto com o livro vai um recadinho para que o leitor deixe depois para outras pessoas lerem também", contou Suze.
A programação vai ser encerrada no dia 2 de março, sábado, com a Feira de HQs. O evento ocorrerá das 11h às 18h. Vão participar quadrinistas de Campinas e de outras cidades paulistas que participarão de rodas de conversa com os leitores. A coordenadora da biblioteca Suze conta que a feira é um momento de integração e de criatividade. "Já vi quadrinhos serem desenhados aqui durante a feira", completou.
Serviço:
Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Zink – 11ª edição
Data: 30 de janeiro a 2 de março
30/01 a 02/03 – Exposição Afrofuturismo por Will Rex e Kitembo Editora
Abertura no dia 30/01 às 15h. Nos demais dias, a exposição pode ser visitada das 9h às 17h.
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink
31/01 a 02/03 – Exposição em homenagem à quadrinista Germana Viana
Horário: 9h às 17h.
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink
02/02 – Início da Revoada de Quadrinhos (bookcrossing) pelos terminais de ônibus
02/03 – Feira de HQs
Horário: 11h às 18h
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink
Endereço: avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro