Connect with us

Nossa Cidade

Blitz na Theodureto distribui mais de 100 antenas corta-pipa a motociclistas

A avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo, na região da Vila Nova, recebeu a terceira blitz educativa da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) nesta quinta-feira, 21 de setembro. Realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em conjunto com a concessionária Rota das Bandeiras, a ação distribuiu 110 antenas corta-pipa aos motociclistas.

Educadores e agentes da mobilidade urbana também entregaram materiais da campanha de segurança viária #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, que alerta sobre as consequências da pressa e do excesso de velocidade no trânsito. Em 2022, 42,4% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco.

A #Desacelera foi lançada pela Emdec em conjunto com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e da Vital Strategies. A importância de respeitar os limites de velocidade e a sinalização é enfatizada na campanha. A educação para mobilidade é um dos pilares, além das ações de comunicação e fiscalização. 

Além das antenas distribuídas em conjunto com a Emdec, a Rota das Bandeiras entregou materiais informativos e adesivos refletivos para capacetes. A concessionária Honda ofertou a lubrificação das correntes de transmissão.  

1º semestre tem 27 óbitos de motociclistas  

No primeiro semestre de 2023, 70 vidas foram perdidas em sinistros (acidentes) registrados em vias urbanas e rodovias de Campinas. Os motociclistas e garupas representaram 38,6% (27 óbitos) das vítimas fatais, sendo 16 óbitos em rodovias e 11 em vias urbanas.  

No mesmo período, o fator de risco excesso de velocidade foi responsável por 25% dos 16 casos fatais registrados na malha urbana. Na sequência, aparece o consumo de álcool, com 21% do total analisado. A análise é feita pela Emdec e pelo Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito.  

Mais de 2,7 mil antenas corta-pipa distribuídas em 2023 

Esta é a décima blitz educativa realizada pela Emdec entre os meses de janeiro e agosto de 2023. Ao todo, foram mais de 2,7 mil antenas distribuídas. Ao longo desta semana, outras duas blitze educativas da #Desacelera foram realizadas, com entrega de cerca de 350 antenas corta-pipa, na avenida Ruy Rodriguez e no Shopping das Bandeiras.  

Semob 2023   

As ações da Semana de Mobilidade Urbana de Campinas seguem mobilizando a população até o início de outubro. Nesta sexta-feira, 22 de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, a Emdec realiza visita guiada ao Programa Revivacidade, na rua Dr. Delphino Cintra, com alunos da Escola Estadual Professor Benedito Sampaio. A região do Botafogo recebeu intervenções que priorizam a circulação de pedestres.  

Também haverá a oficina “Olhares da primeira infância”, em parceria com o Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC). Os participantes utilizarão um periscópio reverso, instrumento utilizado para observação, para enxergar o projeto de urbanismo tático sobre a perspectiva de uma criança. A ideia é sugerir melhorias no projeto a partir da experiência de circulação desse público.  

A Semob contempla diversas ações de Educação para a Mobilidade, conforme prevê o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é sensibilizar e mobilizar diversos setores da sociedade, sobre Mobilidade Urbana e Segurança Viária, com foco na preservação de vidas no trânsito. A programação completa pode ser consultada no hotsite www.emdec.com.br/semob.   

Sair da versão mobile