Connect with us

Nossa Cidade

Blitze educativas serão levadas a bares neste fim de semana

Blitze educativas serão levadas a bares neste fim de semana

Diversas ações de educação para mobilidade serão realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nos próximos dias, como parte do Movimento Maio Amarelo. Neste sábado e domingo, dias 6 e 7 de maio, bares da cidade recebem blitze educativas da Campanha “Beber e dirigir pode matar”.

No sábado, 6 de maio, as abordagens ocorrem entre 12h30 e 17h30, em bares das regiões do Jardim Guanabara, Taquaral e Cambuí. E no domingo, 7 de maio, entre 12h e 15h, em bares do Distrito de Sousas. Na ação, educadores transmitem orientações de segurança no trânsito e realizam testes informais com um etilômetro, que detecta se o motorista fez uso de álcool. Quando o grau de alcoolemia é identificado, o usuário é orientado a utilizar meios coletivos de deslocamento, tais como carona, transporte público, táxi ou transporte por aplicativo.

A Campanha “Beber e dirigir pode matar. Nunca beba e dirija!” foi relançada pela Emdec em fevereiro, para conscientizar motoristas sobre os perigos da combinação entre álcool e direção, especialmente em relação ao público jovem. Dados relativos à população residente em Campinas demonstram que os sinistros de trânsito são a primeira causa de morte da população de 15 a 20 anos.

Em outra ação do Movimento, o piloto de testes Cesar Urnhani, apresentador do Programa AutoEsporte, comanda uma palestra com dicas de direção segura para motoristas que atuam nas concessionárias do transporte público coletivo na segunda-feira, 8, a partir das 9h, no Sest Senat, na região dos Amarais, que é parceiro da Emdec na iniciativa. Na terça-feira, 9, no período da manhã, está programada a segunda blitz educativa voltada para motociclistas, na Avenida José de Souza Campos, na altura do número 1.600, em parceria com a CCR-AutoBAn e a Yamaha.

Orientações para crianças e jovens

A programação do Maio Amarelo também inclui projetos de educação para mobilidade, que conscientizam crianças e jovens. Na terça-feira, 9, a partir das 13h30, alunos do Colégio Objetivo visitam a ala de terapia intensiva do Hospital das Clínicas da Unicamp, dentro do programa permanente P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude”).

O P.A.R.T.Y. conscientiza jovens sobre as consequências das lesões traumáticas causadas por acidentes de trânsito e os capacita para fazer escolhas seguras na circulação. Os jovens visitam Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conversam com vítimas de acidentes de trânsito e assistem a palestras de conscientização.

Entre os dias 8 e 12 de maio, entre 8h e 17h, as orientações do Maio Amarelo terão foco nos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, dentro do programa “Na Pista Certa – Mapfre”, que ocorre no Parque Portugal, na Lagoa do Taquaral, com o apoio da Emdec. Voltado para crianças de 5 a 12 anos, o programa da Fundación Mapfre promove experiências lúdicas e pedagógicas em uma cidade cenográfica.

Os participantes aprendem, de forma lúdica, a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança de todos os atores do trânsito. As escolas interessadas em participar podem manifestar interesse pelo Whatsapp (19) 3772-4293.

O Movimento Maio Amarelo busca alertar sobre os índices de mortos e feridos no trânsito e mobilizar a sociedade para uma cultura de segurança viária. A programação completa, com as respectivas datas e locais, pode ser consultada no hotsite do Movimento, no endereço www.emdec.com.br/maioamarelo.

Sair da versão mobile