Nossa Cidade
Blitze integradas somam 17 ações e 471 autuações em janeiro
Dissuadir comportamentos de risco no trânsito e ampliar a segurança dos condutores. Com esse objetivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizou, ao longo do mês de janeiro, 17 operações de fiscalização, que resultaram em 471 autuações e 104 apreensões ao Pátio Municipal.
No total, 588 veículos foram abordados nas operações e 118 retidos para regularização das irregularidades no local, nas situações permitidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, tais como licenciamento vencido ou escapamento irregular.
“As operações de fiscalização são, antes de tudo, um trabalho educativo para que a população reveja comportamentos e circule com segurança pelas vias da cidade. A Emdec intensificou esta fiscalização a partir de junho do ano passado, quando o município passou a compartilhar algumas competências que eram exclusivas do Estado”, explica o gerente de Fiscalização e Operação de Trânsito, Marcelo Carpenter.
Foram 11 operações realizadas em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, nas avenidas Prefeito José Nicolau Maselli, Ruy Rodriguez, Cônego Roccatto, John Boyd Dunlop, Waldemar Paschoal e Camucim. Destas, duas operações denominadas “Blitz Saturação”, realizadas pela Polícia Militar, buscaram combater crimes de roubo e furto de veículos, além de identificar as infrações ao Código de Trânsito.
A operação “Moto Barulhenta”, realizada em conjunto com a GM no dia 24 de janeiro, na avenida José de Souza Campos, teve foco específico na verificação de adulteração ou irregularidades nos escapamentos de motocicletas e de outros itens de segurança previstos na legislação. A infração é passível de multa, mas a situação pode ser sanada no local.
E no último dia 31, o Aeroporto de Viracopos recebeu a operação “Viagem Segura”, realizada para coibir o transporte irregular de passageiros por aplicativo. A ação envolveu a Emdec, a Guarda Municipal, as Polícias Civil, Federal e Militar, e a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. Foram dois veículos autuados por transporte clandestino de passageiros e duas autuações aplicadas a motoristas que prestavam transporte por aplicativo sem o uso do QR Code.
Em janeiro, a Emdec também esteve presente em três Operações Direção Segura, promovidas pela Polícia Militar, realizadas em seis pontos distintos, nas vias Júlio de Mesquita, Norte-Sul, Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, Dr. Eduardo Pereira da Almeida e Indiaporã.
Blitz na Nicolau Maselli resulta em 36 autuações
Neste mês, as ações de fiscalização continuam. Na última quinta-feira (01/02), a avenida Prefeito José Nicolau Maselli recebeu a operação integrada, no sentido Centro – bairro, altura da rua Cônego Cipião. Atuaram agentes da Emdec e da Guarda Municipal.
Foram 35 veículos abordados (27 motocicletas e oito carros) e 36 autuações, sendo 30 aplicadas a motocicletas e seis a automóveis. Entre as autuações, cinco estavam relacionadas a irregularidades nos escapamentos. Dez veículos foram removidos ao Pátio – nove motocicletas e um carro.
As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.