Nossa Cidade
Bloco Vô Jajá abre o pré-Carnaval de Campinas no Parque Prado
Abrindo o pré-carnaval em Campinas, o bloco Vô Jajá reuniu famílias e amigos na região do Parque Prado na tarde deste sábado, dia 27 de janeiro, já entrando no clima da folia de Momo. A expectativa era reunir 5 mil pessoas até a dispersão do bloco, às 19h.
O trio elétrico animava os foliões com músicas que são os hits da moda, como pisadinha e também axé, além do samba, com bateria da banda A Levada do Jajá.
A concentração do bloco foi às 10h, na Rua Lux Aeterna, seguindo em percurso por cerca de 800 metros pela Avenida Washington Luiz até o cruzamento com a Av. Baden Powell, no Jardim Nova Europa.
A terapeuta holística Karina Sandolin estava com a filha e uma amiga da menina. "Eu amo o Carnaval. Esta é a primeira vez que venho neste bloco e estou adorando poder curtir com segurança em um ambiente familiar. Pretendo ficar até o final", disse ela.
Luciano Alves mora pela região do Parque Prado e conta que todo ano aproveita a festa. "É muito bom, venho para me divertir e passar um dia agradável e diferente com a família e os amigos", falou.
A estrutura da festa conta com barracas de comida, ambulantes e banheiros químicos. A segurança fica por conta da Guarda Municipal, com agentes por toda a área do evento e viaturas que circulam no entorno da avenida e também da Polícia Militar. A Emdec faz os desvios de trânsito e a segurança viária e a festa ainda conta com o apoio da Setec.
O bloco
O bloco Vô Jajá está na 5ª edição e tradicionalmente abre as festividades de Carnaval em Campinas. Começou em 2018 com uma reunião de amigos do bairro e, ano passado, reuniu 10 mil pessoas, segundo um dos fundadores do bloco, Jairton Seixas.
"Queremos manter vivo o Carnaval de rua em Campinas, com as características tradicionais da folia, marchinhas e samba em um ambiente familiar", revela.
Segue a programação
Neste domingo, 28 de janeiro, a festa fica por conta do Bloco Donatella, das 11h às 20h, na rua Egas Moniz, 45, Taquaral; e da Escola de Samba Estrela D'Alva, a mais antiga de Campinas, das 12h às 22h na rua dos Camaiurás, na Vila Costa e Silva.
A programação de pré-Carnaval continua no fim de semana dos dias 3 e 4 de fevereiro; ganha força na sexta-feira de Carnaval, 9 de fevereiro, e continua repleta de desfiles pelas ruas ou com os blocos fixos até a noite de terça-feira, 13 de fevereiro, quando a festa se encerra. Serão 55 blocos pelas ruas da cidade.