Nossa Cidade
Bosque dos Jequitibás capacita alunos de Medicina Veterinária da PUCCamp
O Bosque dos Jequitibás vai capacitar 50 alunos do curso de Medicina Veterinária da PUC-Campinas para que eles se tornem monitores do projeto de educação ambiental da área de lazer. O responsável pela capacitação será o veterinário do Bosque, Douglas Presotto, que transmitirá conhecimentos téoricos e práticos no Centro de Educação Ambiental, que fica nas dependências do parque.
O treinamento será ministrado aos futuros veterinários amanhã, sábado, dia 6 de novembro. Já o projeto de educação ambiental começa no outro fim de semana, dia 13, e seguirá em todos os sábados e domingos até o final de janeiro, na própria área verde.
“Faremos um trabalho de educação ambiental na perspectiva da abordagem do estudante de Veterinária transmitindo conhecimento aos visitantes dos animais no Bosque. As ações educativas têm por objetivo informar a respeito da conservação das espécies animais e da manutenção de patrimônio genético em projetos de conservação. Também abordaremos o recebimento, tratamento, recuperação e reabilitação de animais silvestres entregues pelos órgãos ambientais, entre outros temas afins”, explica o veterinário, Douglas Presotto.
A capacitação dos estudantes da PUC Campinas e sua participação no projeto de educação ambiental acontecerá pela primeira vez. Participarão universitários de vários semestres da graduação do curso de Veterinária, sob coordenação do professor João Flávio Panattone, da PUC-Campinas.
Resgate e cuidados
O Bosque dos Jequitibás desenvolve um trabalho considerado fundamental na área de educação ambiental, em parceria com escolas, instituições e visitantes do parque. Também atua em parceria com a Polícia Ambiental e os Bombeiros, ao acolher e cuidar de animais silvestres que tenham sido resgatados, vítimas de acidentes ou maus-tratos.
Esses animais são tratados para que sejam reabilitados e possam retornar à natureza ou encontrar uma moradia adequada.
O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita.