Nossa Cidade
Bosque Interativo terá apresentação de Quarteto de Cordas neste sábado
O Bosque dos Jequitibás, em Campinas, realiza mais uma edição do Bosque Interativo neste sábado, 27 de agosto, das 9h às 16h, na praça próxima ao chafariz. O evento reúne diversas atividades de educação ambiental e é uma oportunidade para o público interagir com alguns dos animais silvestres que vivem no local.
Com supervisão de profissionais de veterinária e biologia, o público poderá tocar em moradores do Bosque como serpente, jiboia, ouriço-cacheiro, coruja, cateto, tartaruga, entre outros. O evento é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades, sem necessidade de inscrição.
Além de interagir com os animais, saber mais sobre eles e desfrutar da natureza, os visitantes terão uma apresentação musical do Quarteto de Cordas do Conservatório Carlos Gomes. Os músicos estarão na escadaria localizada em frente ao casarão, às 13h, executando um repertório de clássicos da música erudita e popular. O grupo é formado por Geraldo Barizon (1° violino); Arthur Dianin (2° violino); Flávia Peixoto (viola) e Ana Luiza Daminelli (violoncelo).
No Bosque Interativo, os animais vivos colocados em contato com o público são da Casa dos Animais Interessantes e do Setor Veterinário. Já as peças de animais taxidermizados (mortos, empalhados e preservados) são do acervo do Museu de História Natural, todos do Bosque dos Jequitibás.
O veterinário do Bosque, Douglas Presotto, afirma que a interatividade com os animais propicia aos visitantes uma experiência cognitiva e sensorial. “Os profissionais de biologia e veterinária do Bosque também orientam sobre a importância de respeitar e preservar os animais e o meio ambiente”, explica.
O evento é realizado pelas equipes do Bosque dos Jequitibás, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; do complexo de museus, que inclui o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e a Casa dos Animais Interessantes, da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo; da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. Participam também o Laboratório de Mamíferos, da Unicamp, e o Instituto de Zootecnia, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em Nova Odessa.
Educação ambiental e cuidados com os bichos
O Bosque dos Jequitibás desenvolve ações de educação ambiental junto a escolas, instituições e visitantes do parque. Também acolhe e trata de animais silvestres resgatados de acidentes e maus-tratos pela Polícia Ambiental e pelos Bombeiros. Esses animais são reabilitados para que possam retornar à natureza ou ser levados um local adequado.
Agende-se
Bosque Interativo
Sábado, 27 de agosto, das 9h às 16h, na praça próxima ao chafariz.
Quarteto de Cordas do Conservatório Carlos Gomes
Sábado, 27 de agosto, às 13h, na escadaria localizada em frente ao casarão.
Local: Bosque dos Jequitibás – Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. Entrada gratuita.