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BRT Campo Grande opera com todas as estações a partir desta sexta, 28

BRT Campo Grande opera com todas as estações a partir desta sexta, 28

A partir desta sexta-feira, dia 28 de abril, os usuários do transporte público de Campinas terão seis novas opções de estações para embarque e desembarque na linha BRT Campo Grande, tornando operacionais 100% das estações BRT do Corredor Campo Grande. Conectando os terminais Campo Grande e BRT Mercado, a linha também terá redução no intervalo entre as saídas, passando de 16 para 10 minutos. 

O tempo total estimado para o percurso continua o mesmo, de aproximadamente 40 minutos. Para viabilizar a redução do intervalo entre os carros, a frota da linha será ampliada em 60%: de 5 para 8 ônibus. 

“O objetivo é oferecer ainda mais comodidade a quem usa a rota entre o Campo Grande e o Centro, com mais opções de parada, embarque ágil e viagem rápida, impactando, positivamente, a rotina e a qualidade de vida do usuário”, explica Vinicius Riverete, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 

Os novos pontos de parada serão no Corredor BRT Campo Grande, nas estações Nova Esperança, Bela Aliança, Bandeirantes, Vila Teixeira, Alberto Sarmento e Bonfim. 

A linha BRT Campo Grande  já realiza parada nas estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUC-Campinas), Londres, Garcia, Aurélia e Rodoviária, além do Terminal Satélite Íris. Sendo assim, considerando os terminais de partida da linha, Campo Grande e Mercado, os usuários passarão a ter 16 opções para embarque e desembarque. 

Linha realizará 96 viagens diárias 

Partindo do Terminal Campo Grande, as viagens terão início a cada 10 minutos, entre 4h40 e 8h30, pela manhã; e entre 14h50 e 18h40, pela tarde. Já as partidas do Terminal BRT Mercado sairão entre as 5h20 e 9h10; e entre 15h30 e 19h20, com o mesmo intervalo. 

No total, serão realizadas 96 viagens diárias, nos dias úteis de segunda a sexta-feira, nos horários de pico. Serão 24 viagens em cada sentido (bairro-Centro e vice-versa) por turno (manhã e tarde). 

90% dos usuários aprovam a linha 

Uma pesquisa realizada pela Emdec com 375 usuários da linha BRT Campo Grande apontou que cerca de 90% aprovam o tempo de trajeto e o itinerário da linha. As entrevistas foram realizadas de 13 a 16 de fevereiro, nos terminais Campo Grande e Mercado, e nas oito estações até então atendidas pela linha, no horário de pico. 

A linha foi a primeira a circular com características BRT em Campinas, com operação iniciada em novembro de 2022. No princípio, atendeu a cinco estações e terminais: Terminal Campo Grande, Terminal Satélite Íris, Estação Londres, Estação Rodoviária e Terminal BRT Mercado. 

Usuários serão orientados em ações da Emdec 

Para informar os usuários sobre as mudanças na linha e dar orientações de segurança para o embarque e desembarque, agentes da mobilidade urbana e uma equipe de Educação para Mobilidade da Emdec estarão presentes nas novas estações de parada. A ação terá duração de uma semana, durante os horários de pico dos dias úteis, a partir de 28 de abril. 

Usuários dos terminais Campo Grande e Mercado também podem esclarecer dúvidas com agentes da mobilidade urbana. 

Materiais de apoio à orientação, como faixas e folders, serão utilizados nas estações. 

Corredor Campo Grande 

O Corredor Campo Grande liga o Terminal Mercado até o Terminal Itajaí, passando pelo Terminal BRT Campo Grande. São 17,9 km, saindo da região central, ao lado do Mercado Municipal; seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); Avenida John Boyd Dunlop; e chegando ao Terminal Itajaí. São 17 estações; 3 terminais; 13 pontes e viadutos. Incluindo o primeiro viaduto estaiado de Campinas. 

Todas as estações construídas do BRT do Corredor Campo Grande estão operacionais. Ainda haverá uma estação, com previsão de construção em frente a um centro comercial, entre a estação Roseira e a estação Bandeirantes, que será chamada de Estação Ipaussurama. Mas a construção depende de TAC com o empreendimento. 

Entre o Terminal BRT Campo Grande e o Terminal Itajaí há três estações BRS (que não possuem piso rígido e são de nível de embarque baixo), que já estão construídas e entrarão em operação gradualmente, a partir da aquisição de nova frota de veículos. 

No Corredor Campo Grande também há dois novos viadutos em obras: um na altura da Avenida Transamazônica, na região do Jardim Garcia; e outro sobre a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). As obras não impactam na operação da linha do BRT Campo Grande.  

O atendimento da linha foi ampliado em janeiro de 2023, para 10 estações e terminais, passando a incluir em seu trajeto as estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUC-Campinas), Garcia e Aurélia. Desde o dia 6 de março, a linha realiza o percurso de ida e volta.

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