Nossa Cidade
Café da manhã no Hospital Mário Gatti celebra trabalho dos voluntários
Na manhã desta segunda-feira, dia 11 de dezembro, o Hospital Mário Gatti festejou o trabalho de seus voluntários com um café da manhã realizado na sala da diretoria. Representantes dos 25 grupos que atuam na instituição participaram do evento, o primeiro do tipo realizado pelo hospital.
O encontro promovido pelo hospital foi prestigiado pelo vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, que agradeceu aos voluntários pelo trabalho que realizam. “A atitude cidadã das entidades e dos voluntários que atuam no hospital é uma contribuição em prol do município. Sabemos que o dia a dia não é fácil, mas esse desprendimento e essa doação não têm preço para quem recebe esse carinho”.
No total, o Mário Gatti tem 330 voluntários realizando atividades no hospital. Eles atuam nos mais diversos segmentos, desempenhando papéis variados, e podem ser encontrados cuidando da capelania, contação de histórias, palhaços, músicas, cães terapeutas, oficinas de arte e de beleza.
As histórias dos voluntários e de suas ações no hospital se cruzaram na sala lotada. A voluntária da ONG Ateac – Instituto para Atividades, Terapia e Educação Assistida por Animais de Campinas, Ylenise Marcolino, foi uma das participantes e deu seu testemunho: “é uma alegria grande para o paciente e para nós voluntários atuar no hospital com os cães terapeutas. É um trabalho que também nos beneficia e gratifica”, contou, destacando que “os cães é que são os astros das ações”.
Uniformizado com jalecos amarelos e fantoches, outro grupo presente ao café foi o dos Griots – Os Contadores de Histórias. O voluntário Tiago Nogueira, que atua no hospital há quatro anos, disse que o grupo é sempre bem recebido pelas crianças e pelos adultos, que também passaram a ser contemplados recentemente no projeto. “A partir do momento em que levamos entretenimento e alegria para os pacientes, isso contribui para sua recuperação”.
O vice-prefeito ressaltou ainda a atuação do Transforma Campinas, liderado na cidade pela primeira-dama Sandra Ciocci. O movimento congrega mais de 4,3 mil voluntários cadastrados e 117 entidades associadas, inclusive de cidades da região, como Valinhos e Limeira.
O diretor-presidente do Mário Gatti, Marcos Pimenta, disse que os voluntários validam a importância e a credibilidade da instituição. “Diariamente, temos três ou quatro ações de voluntários realizadas no hospital. Eles auxiliam no tratamento e reconhecem o trabalho feito pelo hospital, fazendo com que, por meio da humanização, estejamos mais próximos dos pacientes”.
A coordenadora de Humanização do hospital, Carmen Olmos, contou que a meta é chegar a 600 voluntários no próximo ano e que o trabalho de humanização realizado no hospital depende diretamente dos voluntários. “Eles atuam no acolhimento, no resgate da família e no diálogo com os pacientes. Escrevemos os projetos, os implementamos e desenvolvemos por meio do voluntariado”.
Transforma Campinas
O Transforma Campinas é um movimento idealizado pelo empreendedor social de Pernambuco, Fábio Silva, apoiado por entidades assistenciais e pela Prefeitura de Campinas. Teve início em 2015, em Recife, com o nome “Transforma Recife”. Expandiu-se para Petrópolis (RJ) e em 2016 iniciou as atividades em Campinas.
As vagas preenchidas pelo movimento incluem desde ações de um dia, que não envolvem formações profissionais específicas, como os “Embaixadores do Afeto”, até ações continuadas. Estas demandam formação profissional específica, como psicólogos, fotógrafos, professores, jornalistas, dentistas, entre outros.
Para se cadastrar no Transforma Campinas é simples. Basta acessar a página do movimento (https://www.transformacampinas.com.br), clicar no link e se cadastrar.