Connect with us

Nossa Cidade

Câmara economiza R$ 16 milhões durante o ano de 2017 e doa valor integral para a Prefeitura

Em um ano de crise e fazendo uma gestão responsável e efetiva, a Câmara de Campinas conseguiu economizar uma valor total de R$ 16 milhões. Na data de hoje, dia 15, o valor foi doado para a Prefeitura Municipal. “A Câmara atuou fortemente neste ano para reduzir custos, diminuímos valores em contratos, deixamos de fazer licitações que eram necessárias, mas não urgentes, por entender que é um momento de crise. Agora, todo este valor poupado está na conta da Prefeitura, para que o Executivo possa investir da melhor forma que entender. Esperamos, inlcuisve, que este valor possa ajudar em áreas fundamentais como Saúde, por exemplo”, diz o presidente Rafa Zimbaldi.

Além de economias em contratos e de adiamento de compras (mesmo em um ano em que a Casa passa por reformas), o presidente destaca outras ações, como por exemplo a devolução de três veículos da secretaria/presidência. “Passamos a usar um serviço pagando por corrida, o que não só reduziu custos como liberou os servidores que trabalhavam como motoristas destes veículos para outras tarefas”, exemplifica.

Vale lembrar que a Câmara tem orçamento independente da Prefeitura e que é determinado por lei – a Casa recebe um valor anual calculado anualmente, chamado de duodécimo, e que corresponde a 4,5% sobre a receita tributária ampliada do município orçamento (menos a despesa com inativos). Como a prefeitura é quem centraliza a arrecadação, cabe ao Executivo repassar mensalmente o valor que é da Câmara e, por isso, há quem ache que o valor do Legislativo é retirado do Executivo, o que não procede. Da mesma forma e justamente por isso, o que a Câmara faz com o valor que economizou não é uma “devolução” e, sim, uma doação.

Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Sair da versão mobile