Connect with us

Nossa Cidade

Câmara realiza primeira audiência do PIDS antes de votação do projeto

A Câmara Municipal de Campinas debateu neste sábado, 26 de outubro, em audiência pública da Comissão de Constituição e Legalidade, o projeto de lei que cria o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) no distrito de Barão Geraldo. A proposta terá a primeira votação no Legislativo na próxima quarta-feira, dia 30 de outubro, e passará ainda por mais uma audiência antes da segunda votação (mérito).

O projeto propõe novas regras de zoneamento na área do PIDS, com a redução do número de andares nas construções na área de ampliação do polo, que hoje é de até 12 andares ou 23 metros de altura, para quatro andares.

Na área que engloba o Ciatec 2 e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e PUC-Campinas as regras são diferenciadas. Nessa área, definida como Zona de Atividade Econômica, e que será o centro do PIDS e do Hub Internacional, serão permitidas construções de até sete pavimentos, sem limite de altura.

O projeto tem, também, enfoque no meio ambiente e áreas de convivência da comunidade. Ele cria o Parque Ambiental Anhumas ao longo do Ribeirão Anhumas e mantém todas as condicionantes ambientais vigentes. Ciclovias, calçadas mais largas e as ruas na zona de centralidade devem ser divididas entre espaços para deslocamentos a pé e de bicicletas e menor incentivo ao uso de carros particulares.

A secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, avaliou audiência como positiva por ter sido mais um momento de discussão sobre as regras de ocupação da área do PIDS. “A construção desse projeto foi feita ouvindo a população. Antes de o projeto ser formatado, tivemos mais de um ano com reuniões, oficinas e audiências públicas para apresentar e discutir a proposta”, disse.

No período foram realizadas 12 oficinas com a população, nos bairros do distrito de Barão Geraldo, com cerca de 500 participações e mais de 1.130 sugestões apresentadas e analisadas.

As principais questões apresentadas na audiência foram sobre a necessidade de prevenir eventuais impactos ambientais gerados pelo polo e sobre a implantação de moradias de interesse social. O projeto, segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, foi elaborado para evitar impactos ambientais.

A audiência foi presidida pelo vereador Jorge Schneider, e teve participação, além de Carolina Baracat e Marcelo Coluccini, dos secretários de Finanças, Aurílio Sergio Caiado; de Justiça, Peter Panutto; de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi e de Vitor Moraes Ribeiro, representando a Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior; Roberto Donatto da Silva Júnior, representando o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio José de Almeida Meireles; e o presidente da Fundação Fórum Campinas, Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da Fundação Fórum Campinas, também participaram do debate.

PIDS

O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) engloba uma área de 17 milhões de metros quadrados onde estão o polo de alta tecnologia e zona de expansão, as áreas da Unicamp e PUC-Campinas. Área inclui também o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, com seus mais de 11 milhões de metros quadrados, compreendendo a Fazenda Argentina.

O HIDS tem como foco a integração de práticas sustentáveis, desenvolvimento de tecnologias e inovação, de forma a englobar todas as metas da agenda 2030 da ONU. 

Como distrito sustentável modelo o HIDS se propõe a ser uma zona franca de conhecimento, promotora de estudos, pesquisas e aplicações em conjunto com instituições e empresas (nacionais e internacionais), produzindo tecnologias sustentáveis em integração com a comunidade externa.

Sair da versão mobile