Nossa Cidade
Câmara Temática da Saúde da RMC discute enfrentamento da febre maculosa
Uma reunião com a Câmara Temática da Saúde da Região Metropolitana de Campinas (RMC) sobre o enfrentamento da febre maculosa na manhã desta quarta-feira, 21 de junho, discutiu medidas e a situação epidemiológica das cidades. O encontro foi coordenado e convocado pelo prefeito Dário Saadi e reuniu cerca de 60 pessoas, entre representantes da Saúde do Estado e dos municípios.
O objetivo do encontro foi sensibilizar os prefeitos, as vigilâncias municipais e os clínicos sobre a importância do tema em uma região considerada endêmica.
Durante a reunião foram discutidas ações conjuntas, a importância da comunicação de risco, a organização dos estoques dos medicamentos utilizados no tratamento e o fluxo da doxicilina injetável, indicados em alguns casos de internação, para os municípios que necessitarem.
Além disso, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, expôs o surto da Fazenda Santa Margarida e as medidas tomadas por Campinas. O infectologista do Devisa, Rodrigo Angerami, falou sobre aspectos clínicos e epidemiológicos da doença. Já o interlocutor do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE XVII), João Fred, destacou todo o contexto epidemiológico da região.
“Essa ação da RMC é muito importante para o enfrentamento coordenado, que traz mais chances de bons resultados”, disse o prefeito de Campinas, que disponibilizou os técnicos do Devisa para auxiliarem as ações das outras cidades com esclarecimentos sobre o enfrentamento da doença.
Na próxima terça-feira, 27 de junho, haverá uma nova reunião com o grupo para discutir o assunto.