Connect with us

Nossa Cidade

Câmeras flagram cachorros-do-mato, fêmeas e filhote de onça-parda na Mata de Santa Genebra

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) realiza o monitoramento dos animais que vivem na Mata de Santa Genebra por meio de câmeras instaladas em seu interior. Na última semana as câmeras de monitoramento flagraram um casal de cachorros-do-mato caminhando pela unidade de conservação.

 

De acordo com o biólogo da FJPO, Thomaz Barrella, o casal vive no interior da Mata de Santa Genebra. “Os cachorros-do-mato são monogâmicos e o casal pode ter de 3 a 6 filhotes por ninhada. Embora não estejam listados como ameaçados de extinção, a espécie vem sofrendo forte pressão pela perda de habitat e pelo contato cada vez mais frequente com cães domésticos, dos quais adquirem doenças para as quais não possuem resistência”, explica Barrella.

 

Neste ano, as câmeras capturaram imagens de duas fêmeas de onças-pardas andando pela mata durante o dia, um flagrante raro. De acordo com Barrella, as onças possuem um hábito primariamente crepuscular e noturno, e durante o dia costumam descansar e se abrigar, porém, eventualmente elas podem ser vistas em atividade durante o dia.

 

Confira o vídeo dos cachorros-do-mato no interior da Mata:

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com