Nossa Cidade
Caminhada neste domingo, na Unicamp, marca o início do mês das pessoas idosas
Uma caminhada neste domingo, dia 1º de outubro, às 8h, na Praça da Paz na Unicamp vai marcar o início do mês do idoso em Campinas. O ato, organizado pelo Programa UniversIDADE da Unicamp, marca também o dia nacional e internacional da pessoa idosa.
O mês do idoso conta com o apoio e participação da Prefeitura de Campinas e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI), que celebra, em 16 de outubro, 31 anos de atividade. Um hotsite foi criado especialmente sobre o tema https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/outubrovalorizacaopessoaidosa/programacao.
“A Prefeitura de Campinas mantém um compromisso contínuo com a valorização, o respeito e a dignidade das pessoas idosas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Segundo os dados do censo de 2010, 12,3% da população de Campinas tinha 60 anos ou mais, o que representava 133.861 pessoas. O Censo de 2022 ainda não disponibilizou dados sobre faixas etárias.
Serviços
A Prefeitura de Campinas oferece diversos serviços voltados à população idosa, como o recém-inaugurado Centro Dia no Jardim do Lago Continuação, os serviços do Cadastro Único, do Distrito de Assistência Social (DAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistências Social (CREAS), assim como oferece 200 vagas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no município.
Outra frente de trabalho é a assistência especializada para idosos em situação de rua, realizada pelos serviços POP RUA. O objetivo é assegurar que os idosos tenham acesso a serviços básicos como armazenamento de pertences, higiene pessoal, alimentação e emissão de documentos, contribuindo assim para sua ressocialização e garantindo que não permaneçam nas ruas.