Nossa Cidade
Caminhada Outubro Rosa: mulheres destacam importância do autocuidado
A Caminhada Outubro Rosa 2024, organizada pela Prefeitura de Campinas, na manhã deste domingo, 13 de outubro, na área no espaço Afrânio Ferreira Júnior (antigo Kartódromo) da Lagoa do Taquaral, ofereceu diversas atividades para destacar às mulheres a importância do cuidado e da atenção com si mesmas na prevenção ao câncer de mama e no processo de reabilitação. O evento começou por volta de 9h, com apresentações de dança; aula de zumba e alongamento e a caminhada de 2 quilômetros, a partir das 9h30. Participaram do evento cerca de 1,5 mil pessoas.
Não havia necessidade de fazer inscrição. Era só chegar e participar. Camisetas da campanha Outubro Rosa estavam à venda no local. O valor será destinado a entidades que assistem mulheres. A abertura foi feita pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, que animou o público e reforçou o quanto significa a campanha na luta contra o câncer de mama.
Depois de danças e alongamento com as professoras Stella Marques e Mônica Aranha, a caminhada teve início, com saída pelo portão 7, passagem pela parte externa do parque, na avenida Heitor Penteado, e retorno pelo portão 6.
O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, destacou a importância do cuidado constante para prevenir doenças como o câncer de mama e o quanto é fundamental que os homens também apoiem essa causa, acompanhem as mulheres com quem convivem tanto na prevenção quanto na reabilitação. “É essencial cuidar sempre, praticar exercícios físicos, ter boa alimentação e fazer os exames preventivos. Eventos como este são para sensibilizar a população para o assunto. Vi uma frase a respeito dessa campanha, que sintetiza bem o que representa a necessidade de se cuidar. Dizia ‘Quem procura, cura!'”, comentou Vanin.
A médica ginecologista e coordenadora da Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, Míriam Nóbrega, explicou que, além dos exames específicos, como a mamografia, por exemplo, é preciso se cuidar no dia a dia, praticar um estilo de vida saudável, com boa alimentação e atividades físicas, e evitar álcool e fumo. “Os cuidados e a atenção devem ser diários. São fatores protetores, além dos exames preventivos”, destacou Míriam.
Luta contra o câncer de mama e vidas renovadas
A picanalista Antonina Muniz, vestida com a camiseta da campanha e participando das atividades, contou do diagnóstico de câncer de mama confirmado em julho deste ano, após exames. Já passou por cirurgia e está bem, em processo de reabilitação. “Sempre me cuidei, fiz exames. De um ano para o outro, apareceu. Poderia ter sido pior. Amigas que não faziam exames há muito tempo foram atrás quando viram o meu caso”, conta.
Em 2019, durante a prática de exercícios, a professora de educação física Patrícia Alves Toco sentiu dores no braço e percebeu um nódulo. Fez exames e foi diagnosticada com câncer de mama. “Passei por sessões de quimioterapia, depois cirurgia, precisei retirar um quarto da mama, mais sessões de radioterapia e imunoterapia. Sempre fui muito atenta às questões de saúde, mas procurei melhorar meu estilo de vida depois disso, ser mais saudável e manejar o estresse”, contou. Patrícia formou um grupo de mulheres que passaram e passam por esta situação para que tenham incentivo para mudar de mentalidade em relação a cuidar de si mesmas. “Após um câncer de mama, não temos que voltar à vida normal, mas a uma nova vida, renovada”, disse.
Atenção e prevenção
A consultora de beleza e administradora Scheila Cury pratica aulas de dança e alongamento no Centro de Vivência do Idoso e estava participando do evento. Ela não teve câncer de mama, mas considera essencial ações que envolvem a campanha Outubro Rosa. “São formas de chamar a atenção para o assunto. Temos que tomar os cuidados, prevenir. E se acontecer, iniciar o tratamento precocemente”, considerou Scheila.
Após a caminhada, o professor de dança Max Sheltel finalizou com uma animada aula de zumba. Os participantes também puderam visitar as tendas montadas por entidades e empresas parceiras, para aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientação de como fazer o autoexame de mamas, viabilização de exames de mamografia, pesagem, medição da circunferência abdominal, palestras com professores, acupuntura, massagens entre outras.