Connect with us

Nossa Cidade

Caminhada pela paz no trânsito abre Maio Amarelo 2024 em Campinas

A cor amarela tomou conta do trajeto entre a Estação Cultura e o Largo do Rosário nesta terça-feira, 7 de maio, em Campinas. Uma caminhada pela paz no trânsito marcou a abertura do Movimento Maio Amarelo 2024 na cidade e lembrou as 159 vítimas do trânsito em 2023. Organizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o lançamento da programação do movimento contou com a presença do prefeito Dário Saadi, que convocou um minuto de silêncio pela morte de uma pedestre registrada nesta manhã, na avenida Antônio Carlos Couto de Barros, em Sousas.

A caminhada percorreu as vias 13 de Maio, Conceição e Barão de Jaguara até o Largo do Rosário. O ato reuniu colaboradores e parceiros da Emdec, além de estudantes de instituições de ensino. Diversos serviços e atividades de conscientização sobre segurança viária foram realizadas no local.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação. O mapa da acidentalidade em Campinas em 2023 foi apresentado para alertar sobre as vidas perdidas no trânsito. 

“O maior drama de um médico de emergência é comunicar a perda de um ente querido aos familiares. Houve uma época em que o uso do cinto não era consolidado e não havia proibição de beber e dirigir. De lá para cá, as normas avançaram muito, mas ainda não é suficiente”, destacou o prefeito Dário Saadi. “Receber a notícia de que houve um óbito no trânsito justamente nesta data mostra que essa mobilização é muito necessária. E que só vamos reduzir as mortes no trânsito com a conscientização da população, da atitude de cada um. É preciso apelar para o coração das pessoas”, completou.

Sair da versão mobile