Connect with us

Nossa Cidade

Caminhada reúne mil pessoas pela conscientização sobre o autismo

Caminhada reúne mil pessoas pela conscientização sobre o autismo

A manhã de domingo transformou a Lagoa do Taquaral em um espaço privilegiado para a causa da conscientização sobre o autismo. A Caminhada Abril Azul, que reuniu mil pessoas, contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Gilmaci Santos.

A concentração teve início às 9h no portão 2 da Lagoa do Taquaral. O evento contou com a participação do grupo 501ST Legion – Star Wars, que veio fantasiado de personagens da série de filmes de George Lucas. A caminhada também contou com os pets da Medicão e da Ateac. Além disso, houve ações de conscientização da Emdec durante a concentração.

O prefeito Dário Saadi compartilhou sua alegria em participar da caminhada e agradeceu a presença de todos. Ele também anunciou a futura construção de um Centro de Atendimento para Autistas no município, viabilizada por meio de uma emenda impositiva do vereador Nelson Hossri. O edital deverá sair este ano. “A inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista é um compromisso do Poder Público. Precisamos garantir esses direitos fundamentais e promover igualdade e respeito à diversidade humana”, afirmou.

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta o funcionamento cerebral, influenciando a forma como a pessoa se comunica, se relaciona e interage com o mundo.

Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, reforçou o objetivo do evento: “queremos envolver a comunidade e promover o diálogo sobre o autismo, buscando a compreensão e o apoio à inclusão”, acrescentou.

A caminhada também contou com a participação de diversas instituições e grupos da região, incluindo Adacamp, Tiquira, Paica, Instituto SER, Pestalozzi, Sorri, Abracadabra, Amor Azul e CEI.

Exposição

Nesta segunda-feira, dia 3, será lançada a exposição online de fotos dos alunos da Tiquira, intitulada “Olhares Atípicos”. A mostra poderá ser acessada por meio de QR Codes espalhados pelos equipamentos públicos e parceiros, oferecendo um olhar diferenciado e sensível sobre o tema.

Sair da versão mobile