Nossa Cidade
Campanha 16 dias de Ativismo contra a Violência de Gênero começa com ato
Ato público, realizado pela sociedade civil, em frente a Catedral Metropolitana nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, abriu a Campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero em Campinas. São várias ações, com encerramento no dia 10 de dezembro, com o lançamento do Boletim SISNOV (Sistema de Notificação de Violência), que apresenta os dados sobre casos de violência de notificação compulsória em Campinas coletados pelos serviços municipais.
A iniciativa integra campanha internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) como estratégia de mobilização de pessoas e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Neste ano, têm como tema “Pinte o mundo de laranja: geração igualdade contra o estupro!”.
Os 16 Dias de Ativismo ocorrem, anualmente, entre os dias 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e se encerra em 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Em Campinas estão previstas palestras, capacitações, apresentações culturais, caminhada e a eleição de representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) que atuarão no triênio 2020/2023. A programação tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Nesta quinta-feira, dia 28, o Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo) terá um dia especial de atendimento para as usuárias. Denominado “Dia da Informação”, a equipe técnica preparou palestras com diferentes profissionais que abordarão questões jurídicas, de saúde da mulher, uso abusivo de álcool e drogas.
Para descontrair, haverá uma apresentação do grupo de dança do ventre do Ceamo. Além disso, especialistas de moda orientarão as mulheres para montar um look diferenciado com dicas de maquiagem.
Capacitação
Na próxima quarta-feira, dia 4 de dezembro, ocorre o curso da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) sobre o fluxo de atendimento à mulher em situação de violência doméstica no município. As vagas estão distribuídas em duas turmas. Uma no período da manhã e outra a tarde.
Voltado a servidores da Prefeitura, autarquias e instituições parceiras, o curso será ministrado pela coordenadora do Centro de Referência e Apoio à mulher (Ceamo), Elza Fratini Montali. As inscrições devem ser feitas pela internet por meio do link https://cursosegds.campinas.sp.gov.br/
O objetivo é capacitar profissionais para atenderem mulheres em situação de violência doméstica e sensibilizar a rede socioassistencial sobre a importância de reconhecer sinais de situações de risco. O conteúdo engloba o fluxo de atendimento à mulher em situação de violência doméstica, legislação, avaliação de risco e relacionamentos abusivos.
Caminhada
Para o domingo, dia 8 de dezembro, foi programada uma Caminhada na Lagoa do Taquaral. A concentração será às 9 horas na Concha Acústica. A organização é do Ceamo em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil.
Segundo os organizadores, será uma grande mobilização que colocará nas ruas a voz uníssona de todas as pessoas, pedindo um basta aos índices da violência contra a mulher. “Não podemos mais aceitar que uma mulher seja morta a cada duas horas”, defende o grupo.
Confira a programação
28/11 – Dia de Informação
Ação: Palestras e apresentações culturais
Horário: das 8h às 17h
Local: Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo)
Endereço: Avenida Francisco Glicério, nº 1.296, 6º andar
29/11 – Sarau
Horário: 9h às 16h
Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nelson Mandela
Endereço: Rua Carmen de Angelis Nicoletti, s/n, DIC V
4/12 – Capacitação para os profissionais da rede pública e privada
Horários: Turma 1, das 9h às 12h, e Turma 2, das 13h30 às 16h30
Local: Auditório da OAB
Endereço: Rua Lupércio Arruda Camargo, nº 111, Jardim Santana
07/12 – Eleição Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Ação: Processo Eleitoral para representantes da sociedade civil para o triênio 2020/2023
Horários: 8h30 às 10h (credenciamento) e 10h às 14h30 (votação)
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal
Endereço: Avenida Anchieta, nº 200, Centro
08/12 – Caminhada 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero
Horário: 9h
Local: concentração na Concha Acústica
Endereço: Avenida Heitor Penteado, Portão 2 do Parque Portugal
10/12 – Lançamento do Boletim SISNOV (Sistema de Notificação de Violência)
Ação: apresentação dos dados e notificações de violência no município de Campinas
Horário: 10h
Local: Salão Vermelho do Paço Municipal
Endereço: Avenida Anchieta, nº 200, Centro