Connect with us

Nossa Cidade

Campanha da dignidade menstrual termina com 5 mil absorventes arrecadados

Campanha da dignidade menstrual termina com 5 mil absorventes arrecadados

A campanha Ciclo do Bem, que visava distribuir absorventes íntimos para pessoas socialmente vulneráveis em Campinas encerrou nesta sexta-feira, dia 31. A iniciativa arrecadou cerca de 5 mil absorventes ao longo do mês de março e foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e o Campinas Shopping. A entrega à Prefeitura ocorreu durante a inauguração da loja colaborativa “Mulheres do Bem”, também nesta sexta-feira.

A pobreza menstrual é um problema grave que afeta muitas pessoas socialmente vulneráveis no Brasil. Segundo o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil”, produzido pela Unicef e pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), uma em cada quatro meninas brasileiras em idade escolar não tem acesso a absorventes íntimos, o que pode levar a problemas de saúde e abandono escolar. A falta de acesso a produtos de higiene menstrual também pode ter consequências negativas significativas para a saúde e o bem-estar das pessoas socialmente vulneráveis.

A campanha Ciclo do Bem teve como propósito alertar sobre a importância de desestigmatizar a menstruação e promover a educação menstrual como parte integrante da educação em saúde para pessoas. A iniciativa foi um sucesso e arrecadou uma quantidade expressiva de absorventes, que serão encaminhados ao Ceamo e entregues a usuárias da rede Suas e do Ceamo. A secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, agradeceu ao Campinas Shopping pela iniciativa solidária e destacou a importância das campanhas de combate à pobreza menstrual para desestigmatizar o tema e aumentar a conscientização sobre a importância de produtos de higiene adequados.

Sair da versão mobile