Nossa Cidade
Campanha de solidariedade no Paço coleta 91 bolsas de sangue e beneficia 364 pessoas
A campanha “Servidor, pratique solidariedade e doe sangue”, realizada em frente à Prefeitura de Campinas, coletou 91 bolsas nesta quarta-feira, 17 de julho, quantidade suficiente para beneficiar 364 pessoas. A ação foi promovida por meio de parceria entre o Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) e o programa SerSol.
Ao todo foram coletadas 54 bolsas com apoio de uma carreta disponibilizada pelo Hemocentro da Unicamp em frente ao Paço Municipal. Vinte e três pessoas doaram sangue pela primeira vez. Outras 13 se inscreveram na iniciativa, mas não passaram na triagem.
“A parceria entre o Hemocentro da Unicamp e a Prefeitura de Campinas é fundamental para a saúde e bem-estar da nossa comunidade. Essas doações irão beneficiar pacientes da rede SUS da macrorregião de Campinas e darão suporte hemoterápico aos hospitais da nossa região em atendimentos de urgência, emergência e cirurgias eletivas. São iniciativas como esta que nos enchem de alegria e nos motivam a continuar trabalhando em prol da vida e da solidariedade”, destacou o administrador do Hemocentro, Eduardo Baungartner. As doações recebidas pela carreta serão destinadas para unidades que atendem via SUS.
Outras 54 pessoas foram até o veículo para doar sangue, mas, para otimizar o trabalho, a organização fez um direcionamento ao Hospital Irmãos Penteado, onde 37 voluntários passaram na triagem e doaram sangue, incluindo patrulheiros do programa Vibe. Com isso, unidades de saúde particulares de Campinas também serão beneficiadas com a iniciativa.
A Lei Municipal 453/2024, sancionada em março pela Administração, cria um abono assiduidade para os servidores que se ausentaram para doar sangue.