Sumaré
Campanha de Vacinação contra a Gripe continua na cidade de Sumaré
Sumaré, 04 de julho de 2018
A Campanha de Vacinação contra a Gripe continua em Sumaré. Até o momento, o município conta com 73,6% de adesão dos grupos prioritários, somando 47.617 pessoas imunizadas. A Secretaria de Saúde reforça sobre a importância da vacinação, que protege contra os três subtipos do vírus com maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. Podem receber a dose pessoas de acima de 50 anos, crianças de seis meses até nove anos de idade, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas.
“É muito importante que as pessoas que integram os grupos prioritários e ainda não receberam a dose, procurem o postinho mais próximo de sua residência para receber a imunização. A vacina é uma das formas de prevenção mais eficientes que temos contra os principais subtipos da gripe”, incentivou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do público alvo. Dentre os moradores já vacinados, 18.217 são idosos com mais de 60 anos (88,36%), 3.755 trabalhadores da saúde (78,43%), 8.763 crianças de seis meses a menores de 5 anos (54,31%), 1.311 gestantes (45,19%), 462 puérperas (96,86%), 1.792 professores (100%), 11.635 pessoas com comorbidades (85,16%) e 1.682 pessoas de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos.
Até o momento, Sumaré tem 8 casos confirmados de gripe H1N1, sendo que quatro deles evoluíram à óbito. O quarto óbito foi confirmado esta semana pelo Instituto Adolfo Lutz e trata-se de um homem de 55 anos, portador de doença crônica e morador da região central. O óbito ocorreu no dia 7 de junho.
A campanha é realizada nas 22 unidades de saúde de Sumaré e, para receber a dose, basta apresentar a Carteira de Vacinação ou documento de identificação. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
PREVENÇÃO
A transmissão dos vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas por pessoas contaminadas ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, a Secretaria de Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse, dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (fraqueza).