Nossa Cidade
Campanha institucional quer envolver paciente e família na prevenção de incidentes
A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar realiza, neste mês, a campanha institucional que visa envolver o paciente e a família na prevenção de incidentes e danos à segurança das pessoas atendidas nas unidades assistenciais. Com esse objetivo, um vídeo da campanha está disponível no endereço: https://drive.google.com/file/d/1kCl76mj8qfVSdMjWs_5Oq475MXUolh1Y/view?usp=sharing
A ação integra a última das sete metas internacionais de segurança do paciente, definida em 2006, a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços.
A campanha visa conscientizar a equipe assistencial na orientação a pacientes e acompanhantes, por meio de uma cartilha e banner, sobre o que é permitido e não permitido durante a internação hospitalar e auxilia no entendimento de que família e pacientes são importantes no processo de hospitalização e atendimento. Neste mês, a Rede vai trabalhar o tema: “O engajamento do paciente para a segurança do paciente”.
A campanha institucional foi organizada por uma comissão formada por integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente, Humanização, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Gestão e Supervisão de Enfermagem das Unidades da Rede Mário Gatti, Núcleo de Educação em Urgências, Educação Continuada, Coordenadoria de Informação e Qualidade.
Para fortalecer a campanha, nos dias 28 e 29 de setembro haverá treinamentos às equipes e bancadas para trocas de experiências junto aos colaboradores, acompanhantes e visitantes, para a apresentação dos banners e cartilhas nas recepções dos serviços e nas unidades.