Connect with us

Nossa Cidade

Campinas adere ao Pacto de Milão na V Semana Municipal da Alimentação

A V Semana Municipal da Alimentação, que começa nesta segunda-feira, 16 de outubro, e prossegue até sexta-feira, dia 20, tem início com o anúncio da adesão de Campinas ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana. O Pacto de Milão é um acordo internacional entre cidades ao redor de todo o mundo sobre políticas alimentares urbanas, como uma ferramenta de compromisso com o desenvolvimento e a implementação de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. 

O Pacto fomenta a troca de experiências sobre como enfrentar problemas concretos relacionados à segurança alimentar e nutricional. Visa também minimizar o desperdício e conservar a biodiversidade, ao mesmo tempo que busca mitigar os impactos das mudanças climáticas. Atualmente o pacto de Milão tem 270 cidades signatárias no mundo, sendo 11 no Brasil.

Programação

Nesta segunda-feira, às 9h, uma palestra abre os eventos da V Semana Municipal da Alimentação no Centro Comunitário Santa Lúcia (Av. Carlos Lacerda, 503 – Jardim Santa Lúcia); o tema é “Orientações sobre Projeto Viva Leite e Alimentação Saudável”. Às 10h, no pátio do Ciclo Básico II (PB) da Unicamp, haverá uma apresentação sobre “Troca de Saberes de Alimentação Saudável”. À noite, às 20h, uma palestra virtual intitulada “Práticas agroecológicas na escola” dá seguimento à mobilização. A programação completa do evento pode ser conferida em https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/semanadaalimentacao23/programacao.

A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, destacou a importância da adesão ao acordo internacional. “A adesão de Campinas ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana marca um passo importante em direção a políticas de segurança alimentar mais abrangentes e sustentáveis. Ao subscrever este pacto, Campinas demonstra seu compromisso em criar sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis, o que é fundamental para o bem-estar de sua população. Essas iniciativas, como a V Semana Municipal da Alimentação, são essenciais para garantir que todos tenham acesso a alimentos nutritivos e para enfrentar desafios globais, como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais, que afetam a segurança alimentar da população”, afirmou.

Sair da versão mobile