Connect with us

Nossa Cidade

Campinas apresenta políticas públicas para infância e adolescência em fórum nacional

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, apresentou na última terça-feira, 24 de outubro, as políticas públicas da Prefeitura de Campinas no 23º Encontro do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social), realizado em Olinda, Pernambuco.

O tema da exposição de Campinas no Congemas foram as ações de cuidado e proteção para crianças e adolescentes. Vandecleya Moro destacou o Renda Campinas, o Bem Campinas (Benefícios Eventuais Campinas), o serviço de apadrinhamento afetivo e o Programa Campinas Protege, que vigorou durante a pandemia de covid-19.

Ela destacou ainda a rede de 29 serviços de acolhimento de Campinas, composto por uma Casa de Passagem, sete abrigos, dois serviços de família acolhedora, 16 Casas Lares para crianças e adolescentes e uma Casa Lar para adolescentes grávidas ou com filhos.

“A estrutura de Campinas e as inovações sociais da gestão do prefeito Dário Saadi foram muito bem avaliadas pelos participantes, que se interessaram pelo Renda Campinas e os serviços associados ao BEM Campinas, como o Auxílio Natalidade e o Auxílio Moradia”, destacou Vandecleya Moro. Ela ainda falou de serviços como o Abrigo Sara-m, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica, e o programa Mulheres Empreendedoras, que visa promover a autonomia daquelas em situação de vulnerabilidade social.

O Congemas tem como finalidade defender a assistência social como política de seguridade, assegurar a perspectiva municipalista da assistência social, participar da formulação da política nacional de assistência social e coletar, produzir e divulgar informações relativas aos serviços prestados nesse segmento.

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social realiza periodicamente encontros regionais e nacionais de gestores municipais de assistência social para debater temas relevantes para o setor, como o novo Bolsa Família, a eliminação da fome e da pobreza, a proteção social aos refugiados, imigrantes e apátricas, o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Sair da versão mobile