Nossa Cidade
Campinas apresenta projetos para a biodiversidade na COP 16
Campinas participou da 8ª Cúpula de Governos Subnacionais e Cidades e na 1ª Cúpula Cali 2024 na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) que ocorreu em Cali, Colômbia, entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, e reuniu representantes de quase 200 países para discutir as metas globais para a conservação da biodiversidade até 2030. O município foi representado pela assessora técnica da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), bióloga Ângela Cruz Guirao.
Na pauta, discussões relacionadas à viabilidade de projetos para adaptação às mudanças climáticas; implementação de Soluções baseadas na Natureza; planejamento ambiental com cidades e organizações do mundo inteiro.
Entre outras atividades, Guirao participou do encontro “Cidades e regiões: colaborar e captar contributos para um futuro positivo para a natureza”.
Guirao palestrou também na mesa “Da Amazônia à Patagônia: exemplos e inspiração de iniciativas de natureza urbana na América do Sul”, junto com representantes da Superintendência de Rio Grande na Argentina; da prefeitura de Cobija, Bolívia, e da Prefeitura de Bucaramanga (Colômbia).
A bióloga participou, ainda, da mesa de debates “Olhando para trás: lições da implementação do projeto nas cidades do Interact-Bio – com participação da Diretoria da Região Metropolitana de Bucaramanga na Colômbia, da Gestão Municipal do Município de Waterberg (África do Sul), e da Diretoria do Centro de Pesquisa Ecológicas da China.
Ângela Guirao representou o prefeito Dário Sadi na reunião do Comitê Consultivo de Governos Locais para a Biodiversidade da Convenção sobre Diversidade Biológica, no qual Campinas possui cadeira desde 2021.
A Cúpula teve por objetivo apresentar as ações subnacionais de biodiversidade e colaboração em escala local e territorial, contribuindo para a implementação do Quadro Global de Biodiversidade (GBF) de Kunming-Montreal e do Plano de Ação da Decisão 15/12, acordo firmado na COP15 em Montreal, da qual o prefeito Dário Saadi participou em 2022.
O encontro foi organizado pelo Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (SCBD), ICLEI e Regions4, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia e a cidade de Cali.
Ciência para Políticas mais eficazes
A participação da assessora técnica na COP16 ocorreu no âmbito do “Processo de Montpellier”, um processo coletivo de propriedade da comunidade, convocado e curado por uma aliança de parceiros com o objetivo de demonstrar Interfaces de Ciência para Política (SPIs) mais eficazes, mais interativas e melhor coordenadas em todas as escalas (global, nacional e local), em todos os setores (meio ambiente, saúde, pessoas) e em todos os sistemas de conhecimento.
O Montpellier Process – é um parceiro do Projeto Biota Síntese do Programa Biota/Fapesp, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, que tem como objetivo subsidiar políticas públicas relacionadas a questões socioambientais do Estado de São Paulo.
Para isso, faz uso de três princípios: a ciência de síntese; a coprodução de conhecimento, que envolve a união entre academia e gestão pública; e as Soluções Baseadas na Natureza (SBNs), programa do qual o município de Campinas participa desde agosto de 2022, por meio da Seclimas, com foco na definição de critérios e indicadores para a implantação correta e avaliação da eficiência das intervenções com SBN, bem como sua adoção pelos tomadores de decisão e aquisição de financiamentos internacionais.