Connect with us

Nossa Cidade

Campinas busca modelos de sucesso para construir Plano de Ação Climática

O município de Campinas prevê iniciar no próximo ano a elaboração de seu Plano de Ação Climática, além de atualizar seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Esse documento é um compilado das formas que todas as pessoas e empresas impactam o meio ambiente com as emissões de gases de efeito estufa, seja pelo consumo de energia,  de combustível, geração de resíduos, entre outros fatores.

Os técnicos da SVDS de Campinas participaram do encontro buscando conhecimento e troca de informações sobre o processo de elaboração do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP), assim como dos inventários de emissões de gases de efeito estufa da capital paulista. Participaram do encontro, a Diretora do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável da SVDS, Ângela Guirao e os engenheiros ambientais, Gabriel Neves e Geraldo Ribeiro Neto. 

“A visita à Secretaria do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo foi importante para conhecermos cada etapa do processo de elaboração do Plano do Clima (Planclima SP) e dos inventários de emissões de gases de efeito estufa de uma cidade do porte de São Paulo. Campinas, reafirma o compromisso com a agenda climática e pretende, no ano que vem, iniciar a elaboração do Plano Local de Ação Climática, fortalecendo as ações em andamento no município”, disse a diretora Angela Guirao. 

Campinas possui um inventário de GEE que abrange toda a região metropolitana e pretende atualizá-lo por meio da equipe técnica da SVMA. O prefeito Dário Saadi assinou em setembro deste ano a Carta de Campinas “Compromisso para Cumprimento dos Acordos Ambientais sobre Clima, Resiliência e Biodiversidade”. O documento traz diretrizes para a elaboração de um plano de ação intersetorial até o fim de 2022, com ações municipais alinhadas com iniciativas do Estado de São Paulo. 

Entre os acordos ambientais incluídos na Carta estão o Race To Zero (Campanha Global da Organização das Nações Unidas – ONU); Race To Resilience (Campanha Apoiada Pela ONU); Acordo Ambiental São Paulo (do Estado de São Paulo). Também faz parte da Carta a Declaração de Edimburgo (documento de posicionamento dos governos subnacionais em contribuição ao Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020).

Sobre as questões de adaptação aos impactos adversos da mudança do clima, a conversa versou sobre a análise de riscos climáticos e suas consequências sobre a cidade, questões de drenagem urbana, abastecimento de água e esgotamento sanitário e educação ambiental. A equipe da SVMA se dispôs a apoiar Campinas, inclusive na interação com potenciais parceiros internacionais.

Sair da versão mobile