Nossa Cidade
Campinas compartilha com Governo do Rio Grande do Sul experiência na área de planejamento ambiental
Técnicos da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Sedur) realizaram nesta quinta-feira, 23 de maio, reunião virtual para troca de informações sobre o planejamento ambiental de Campinas, em especial, sobre os planos do Verde; de Recursos Hídricos; Plano Local de Ação Climática (prestes a ser promulgado) e também sobre os Programas de Parques Lineares e do Reconecta RMC.
A conversa ocorreu com a participação da assessora técnica Ângela Guirao e do engenheiro ambiental Gabriel Neves, da Seclimas, e das arquitetas da Sedur, Isabel Thees, Isabel Coutinho e Flávia Monteiro.
Inspirada nas soluções mais recentes em resiliência e estrutura verde, a Sedur vem trabalhando no Programa RS Resiliente, que tem como objetivo fortalecer e orientar os municípios do estado no desenvolvimento da cultura de resiliência e na redução do risco de desastres. Ainda em fase de elaboração, o projeto tem como uma de suas ações o incentivo à adoção das Soluções Baseadas na Natureza (SbN), aliado aos sistemas tradicionais de proteção contra cheias.
“Frente aos recentes acontecimentos no Estado, em que fortes chuvas causaram estragos em 469 de seus municípios, o projeto ganha uma nova dimensão devido à extensão das perdas e urgência para a reconstrução das cidades atingidas. Em busca do aprendizado com outras experiências, nos reunimos com a cidade de Campinas que é reconhecida como o 1ª Centro de Resiliência do Brasil pelo Comitê de Coordenação Global da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes e Escritório das Nações Unidas para Redução de Desastres”, explicam as arquitetas da Sedur.
De acordo com Ângela Guirao, Campinas apresentou também o estudo realizado em parceria com a WRI Brasil “Estratégia municipal multiescalar para
adoção de Soluções Baseadas na Natureza para a cidade de Campinas” , disponível em https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/anexos_avulsos/Estrat%C3%A9gia%20multiescalar%20para%20SBN%20para%20Campinas_Dez_22_FINAL.pdf e as iniciativas de implementação de SbN em Campinas, como parques lineares, jardins de chuva e passagens de fauna.