Nossa Cidade
Campinas confirma adesão ao Programa SUS Digital para ampliar o acesso da população à saúde
Campinas confirmou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, a adesão ao Programa SUS Digital que visa ampliar o acesso da população aos serviços e ações de saúde, com ênfase na integralidade e resolutividade do atendimento médico. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha na elaboração do Plano de Ação e o envio ao Ministério da Saúde para poder receber incentivo financeiro para o custeio.
O prazo para o envio do plano é até dia 17 de março, conforme a coordenadora de Monitoramento e Avaliação em Saúde, do Ministério da Saúde, Alessandra Dahmer, no evento Saúde Digital em Campinas – Conectando Tecnologia, Assistência e Gestão, realizado no Instituto Agronômico de Campinas nesta manhã.
Segundo a diretora de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelle Benetti, o programa propõe fazer uma transformação digital para facilitar a vida do usuário. “Queremos que ele consiga mais facilidade para ter acesso ao especialista, a um serviço, a uma informação, poder agendar um exame sem precisar ir na unidade”, disse.
O Saúde Digital Campinas já oferece uma série de serviço, como telessaúde, teleinterconsulta, uso de inteligência artificial para convocar pacientes para vacinação, divulgar mensagens via WhatsApp de orientações em saúde, confirmação de presença na consulta agendada.
Entre as ações, o programa vai possibilitar, por exemplo, que um usuário, com dúvidas sobre um medicamento, possa esclarecer com o médico, sem precisar ir até a unidade de saúde. Além da ampliação dos serviços, os gestores passam a ter informações mais sistematizadas e organizadas sobre o que ocorre no território e adotar estratégias de ação.
O evento teve participação de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado, Divisão Regional da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde
Programa
O evento Saúde Digital em Campinas – Conectando Tecnologia, Assistência e Gestão prossegue nessa quinta-feira, 12/12, a partir das 8h30, no auditório do Instituto Agronômico de Campinas. O secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, falará sobre a Saúde Digital no Município.
Na sequência, a diretora de Regulação em Saúde, Fabiana Barrete de Alcântara falará da Telessaúde em Jundiaí e o coordenador do Programa Avança Saúde, Marcelo Takano, falará sobre a telessaúde na atenção primária no município de São Paulo.
O pesquisador da Unicamp, Rodolfo de Carvalho Pacagnela abordará a formação em inovação em saúde (Unicamp Living Lab), o superintendente do Hospital PUC-Campinas falará sobre a PUC e a experiência do uso da saúde digital, e as especialistas em TI Sofhie Vergueiro da Costa Machado e Graziele Torres Canário falarão sobre Indaiatuba.