Connect with us

Nossa Cidade

Campinas conquista terceiro lugar no prêmio do Programa Município Resiliente

Campinas conquistou o terceiro lugar na premiação do Programa Município Resiliente do Governo do Estado de São Paulo. A entrega do certificado em grau bronze foi realizada nesta quarta-feira, 4 de dezembro, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Campinas foi representada pelo coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, que também foi reconhecido como “Embaixador da Resiliência” por seu trabalho frente aos municípios da região. 

 

A colocação foi obtida em razão da pontuação auferida com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (ieg-m), do Programa Município VerdeAzul (PMVA) e da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) da Organização das Nações Unidas. 

 

A honraria foi entregue pelo vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth e pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira. Também participaram secretários estaduais de outras áreas. 

 

Para o coordenador regional e diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, o reconhecimento reflete o trabalho de toda uma equipe de servidores empenhados em construir uma cidade mais resiliente e apoiar outros municípios paulistas. “Agradecemos o Governo do Estado por mais uma vez premiar Campinas e a Defesa Civil pelos serviços prestados. Campinas segue alinhada com a Construção de uma Cidade Resiliente, adotando procedimentos para redução de riscos de Desastres”, destacou.

 

Durante o evento, também foi realizado o lançamento e abertura da “Operação SP Sempre Alerta de Chuvas”.  A iniciativa, realizada pela Defesa Civil, em parceria com outros órgãos estaduais, tem foco na prevenção de desastres naturais e se concentra em preparar o estado para a temporada de chuvas intensas, minimizando riscos e garantindo pronta resposta em situações de emergência. 

 

O Programa Município Resiliente tem foco na gestão de risco e desastres e foi criado pelo Decreto Estadual nº 64.659/19, que objetiva incentivar as cidades paulistas a adotarem práticas de redução de riscos e desastres, promovendo o desenvolvimento sustentável, por intermédio da avaliação do grau de maturidade da gestão municipal nas atividades de proteção e defesa civil.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com