Nossa Cidade
Campinas constrói mais de 2 km de muros de gabião em córregos para conter erosões
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos executou até esta quinta-feira, 11 de janeiro, a construção de 2,3 mil metros de muros de gabião nas encostas de córregos. A estrutura é feita de pedras rachão e gaiolas de arame galvanizado para evitar erosões. O trabalho começou no dia 13 de abril de 2023 e é realizado nos 19 pontos que sofreram com deslizamentos e erosões por causa das fortes chuvas do início do ano passado. A obra está em fase final.
Neste momento, a construção dos muros de gabião está sendo executada em quatro pontos de córrego da cidade, nos bairros Jardim Boa Esperança; Jardim Santa Lúcia/Vila União; Jardim São Carlos e Núcleo e Jardim Itatiaia.
Para construção dos muros de gabião foram utilizados, até agora, mais de 18,4 mil metros cúbicos de pedra rachão e arame. O valor total para execução do trabalho é de cerca de R$ 13 milhões. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que a construção de muros de gabião são fundamentais para recuperar as encostas em canais de macrodrenagem (córregos).
Os muros de contenção em córregos abrangem os bairros Cambuí; Jardim Campos Elíseos/Jd. Novo Campos Elíseos; Jardim Boa Esperança; Parque Brasília; Jardim Santa Marcelina/ Jardim Nova Campinas; Núcleo Itatiaia/ Jardim Itaiaia; Jardim Santa Lúcia; Jardim Bela Vista; Mansões Santo Antônio; DIC 1; Jardim Leonor/Vila Marieta; Parque Itajaí; Jardim Boa Esperança, Guanabara, Chácara da Barra e Jardim São Carlos.