Nossa Cidade
Campinas cria Comitê das Crianças para incentivar o protagonismo infantil
Campinas criou o Comitê das Crianças com o objetivo de ouvir a opinião de meninos e meninas com idade entre 4 e 12 anos, para viabilizar o desenvolvimento de projetos a partir das suas sugestões. A ação é mais uma iniciativa do Plano Primeira Infância Campineira (PIC) para incentivar o protagonismo infantil. O edital de chamamento público foi publicado na edição desta quarta-feira, 12 de julho do Diário Oficial do Município (https://portal.campinas.sp.gov.br/diario-oficial ), conforme o Decreto nº 22.843. A participação é voluntária.
O Comitê será composto por crianças, de forma paritária entre meninos e meninas que estejam matriculados em escola pública ou privada. Para participar, as crianças devem ter no mínimo quatro anos completos e no máximo 11 anos e 11 meses, e deverão estar autorizadas pelo responsável direto. O responsável precisa preencher o formulário, disponível no link https://forms.gle/r6NgASJwX7WmMvc37, até o próximo dia 27 de julho.
Serão sorteados quatro representantes – dois meninos e duas meninas – de cada uma das regiões em que o município é dividido, com os demais inscritos compondo uma lista de suplentes, também determinada por sorteio.
Os temas discutidos pelo comitê das crianças são diversos e englobarão desde a instalação de brinquedos para crianças com deficiência nos parques, o incremento da arborização de ruas e espaços públicos, até modificações no mobiliário de praças e melhorias no trajeto e entorno das escolas.
De acordo com o coordenador do PIC, Thiago Ferrari, esse comitê tem o objetivo de permitir que a administração municipal incorpore as opiniões das crianças no desenvolvimento de projetos na cidade, funcionando como um canal direto para escutar suas demandas e sugestões para os diversos setores da Prefeitura. “Esse Comitê é muito simbólico porque mostra que Campinas é uma cidade que pensa, acolhe, respeita e ouve a criança”, destacou.
O novo órgão faz parte da preparação de Campinas para a adesão do município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças. Inspirado no trabalho do pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da rede mundial de cidade das crianças.
Projeto “Cidade das Crianças”
O projeto “Cidade das Crianças” foi iniciado por Tonucci em 1991, em sua cidade natal, Fano, na Itália. Ao promover a participação infantil na concepção e planejamento dos serviços e espaços urbanos, ele gerou um movimento que se estendeu por várias cidades da Itália, Espanha, Argentina, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Chile, culminando na criação de uma rede internacional que engloba mais de 200 cidades. Agora, Campinas dá um passo importante para se juntar a essa rede, com o comitê das crianças.
Conheça mais sobre o programa Primeira Infância Campineira (PIC) acessando o site https://pic.campinas.sp.gov.br/.