Nossa Cidade
Campinas dá a largada para a 3ª edição da Taça das Favelas
Campinas deu a largada para a 3ª edição da Taça das Favelas 2023. A abertura da competição ocorreu na manhã deste sábado, dia 10 de junho, na Praça de Esportes Argemiro Roque, no bairro São Bernardo. O prefeito Dário Saadi participou da cerimônia de abertura como convidado de honra da Central Única das Favelas (Cufa), idealizadora do evento.
O prefeito afirmou que este é um dia de festa, antes de dar o chute inicial para a abertura da competição. “Eu tenho muita honra por ter organizado junto com a Cufa a primeira Taça das Favelas, quando eu era secretário de Esportes. Agradeço a todos que ajudaram com que este sonho se tornasse realidade”, disse.
Dário Saadi afirmou que é importante a competição, a disputa, mas que o mais importante é a valorização das comunidades, das favelas, para melhorar a autoestima das pessoas. “Ninguém é melhor do que ninguém porque mora aqui ou ali. É este o objetivo da Taça das Favelas. É claro que daqui podem sair atletas, podem ser descobertos talentos mas é importante valorizar as nossas comunidades. Serão 48 equipes; mais de mil atletas: é um grande campeonato e eu tenho certeza que será a melhor Taça das Favelas do Brasil”, disse o prefeito.
A Taça das Favelas é um torneio feminino e masculino que tem a organização da Cufa com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da EPTV. O torneio tem como objetivo a inclusão social, por meio do esporte, bem como integrar e fortalecer a juventude e núcleos residenciais. Os jogos serão realizados na Praça de Esportes Argemiro Roque, que passou por reforma.
A partida que abriu a competição masculina foi entre Vila Brandina e Santa Terezinha, neste sábado, dia 10, às 9h. No feminino, o jogo de abertura foi entre Rosália e Florence 2. As finais estão previstas para o dia 29 de julho.
Na edição deste ano, serão 32 equipes no masculino e outras 16 equipes no feminino. Foram 1.096 inscrições de mulheres e outras 2.758 inscrições de homens.
A Taça das Favelas de 2023 promete ser mais disputada que os anos anteriores. O São Bernardo é o atual campeão masculino (em 2019 o vencedor foi Vila Brandina) e no feminino quem defende o título é a equipe do São Marcos (em 2019, a festa foi do São José).
O time campeão da Taça das Favelas estará classificado para o torneio seletivo que dará vaga para a edição estadual.
Estiveram presentes na abertura da competição o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi; e o presidente da Câmara de Campinas, vereador Luiz Rossini.