Nossa Cidade
Campinas é 1° lugar no “Prêmio Municípios Resilientes” do Estado de SP
Campinas recebeu o troféu do 1º lugar no “Prêmio Municípios Resilientes” do Governo do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 22 de junho. A outorga da certificação, em grau Ouro, foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, recebeu a honraria em nome da cidade. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, também foi premiado como “Embaixador da Resiliência”.
O prêmio é entregue aos três municípios com maior pontuação geral, nos graus Ouro, Prata e Bronze. Campinas já havia conquistado a mesma premiação em 2022, 1º lugar e grau Ouro, e recebe novamente em 2023. Em 2º lugar (Prata) está São José do Rio Preto e em 3º lugar (Bronze) está Vinhedo, também da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Campinas também recebeu o certificado de resiliência, dado aos municípios com 70 pontos ou mais no ranking. Com 99,5 pontos, a maior nota, a cidade também é a 1ª colocada.
“É uma honra para nossa cidade, que já é o primeiro Centro de Resiliência do Brasil selecionado pelas Nações Unidas. Esse prêmio de São Paulo consolida Campinas como cidade resiliente, resistente a desastres naturais”, avaliou o prefeito Dário Saadi durante a cerimônia, em que falou em nome de todos os prefeitos presentes.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, participaram do evento.
O governador Tarcísio de Freitas fez questão de destacar a importância do trabalho feito pelos departamentos de Defesa Civil das cidades do Estado, lembrando que os agentes desempenham um papel que salva vidas. “A atividade da Defesa Civil é, sobretudo, a de salvar vidas, dando a pronta-resposta a quem mais precisa”, destacou. “Para todos que estão com o colete de laranja que têm feito a diferença na vida das pessoas, meus cumprimentos e parabéns.”
O governador ressaltou a importância de tornar os governos mais resilientes. “Precisamos de fato incorporar o conceito da resiliência no nosso dia a dia, preparar estruturas e municípios mais resilientes para o enfrentamento de questões que serão rotineiras”, afirmou.
Embaixador da Resiliência
Na cerimônia, o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, também foi premiado com o 3º lugar no “Prêmio Embaixador da Resiliência”, que destaca os coordenadores que mais lutaram pela resiliência em suas regiões. O 1º e 2º colocado são de Santos e São José dos Campos.
De acordo com Sidnei Furtado, é um orgulho muito grande para toda a cidade de Campinas receber essa premiação. “O trabalho em prol da resiliência tem sido realizado de forma consistente e sistêmica, com a participação intersetorial e sob a liderança de nossa Defesa Civil. Os desafios são muitos e se apresentam em diversas frentes, mas as equipes municipais atuam em campo, no planejamento, na antecipação e análise de cenários”, avaliou.
Sob coordenação de Furtado, Campinas auxilia na adesão de cidades paulistas e brasileiras à Iniciativa Construindo Cidades Resilientes MCR2030. Em 2022, como citado pelo prefeito, a cidade foi considerada como um dos hubs de resiliência globais pela ONU. Antes ainda dessa seleção, entre 2010 e 2020, a cidade foi que mais capacitou outros municípios na Iniciativa, foram 980 cidades, o que rendeu a Campinas o 1° lugar no mundo, entre 1.078 cidades. “Todo esse trabalho, com o norte da iniciativa MCR2030, propicia bons resultados e reconhecimento como o que recebemos hoje”, destacou Furtado.
Promotor da Iniciativa por sete anos, Furtado é considerado um dos grandes nomes quando se fala sobre o tema, tendo apoiado com sua equipe, projetos locais e multiplicado conhecimento.
Ranking paulista
A premiação faz parte do Programa Município Resiliente, primeiro de gestão de desastre em âmbito regional no País. Os municípios paulistas são avaliados no modo como administram a redução de risco e de desastre. Para a seleção, usam-se os indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) do Programa Município Verde Azul, e da iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), das Nações Unidas.
Também participaram da cerimônia, o secretário de Estado de Segurança Pública, Guilherme Derrite; o secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.