Nossa Cidade
Campinas e cidade chilena de Vitacura trocam experiências na área de biodiversidade
Técnicos da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) e gestores ambientais do município de Vitacura (Chile) realizaram nesta terça-feira, 3 de julho, reunião virtual para troca de experiências sobre projetos voltados à biodiversidade.
Em Campinas, a conversa envolveu a participação da assessora técnica Ângela Guirao e do engenheiro ambiental Gabriel Neves, da Seclimas. Por Vitacura, o encontro contou com a participação de Daniela Casanello, assessora para Áreas Verdes e Sustentabilidade; Guillermo Ready, diretor de Sustentabilidade e Inovação; e María Ignacia Lyon, responsável pela Educação Sustentável e Articulação com o Ensino Médio.
Na reunião virtual, Campinas apresentou alguns de seus trabalhos, entre eles, o planejamento ambiental da cidade, o Sistema de Áreas Verdes e Unidades de Conservação e os programas de corredores ecológicos, parques lineares e educação ambiental.
De acordo com Ângela Guirao, os dois municípios se conheceram em uma reunião presencial durante o Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade) no mês passado, na Capital.
Vitacura, por sua vez, apresentou os projetos de gestão de resíduos na cidade, em especial, o projeto-piloto de resíduos orgânicos; as ações de educação ambiental para reconexão da comunidade com a natureza e, também, o plano de infraestrutura verde e biodiversidade.
Os gestores ambientais de Campinas e Vitacura se conheceram durante o Congresso Mundial do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) em São Paulo, no mês passado, quando as equipes manifestaram o desejo de realizar encontros futuros para troca de experiências.