Connect with us

Nossa Cidade

Campinas é convidada para evento internacional da Unesco sobre racismo

Campinas foi convidada para participar de um evento internacional da Unesco. O 3º Fórum Global Contra o Racismo e a Discriminação –  Rumo ao avanço: a igualdade racial e a justiça no topo das agendas de desenvolvimento será em São Paulo, nos dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O convite foi feito durante visita da secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira à entidade. Durante o Fórum, cuja programação oficial ainda será divulgada, deverá haver espaço para o debate de políticas afirmativas nos municípios.

“Estive em Brasília para apresentar o Guia de Terminologia em um evento da Enap. Na Unesco a pauta foi sobre cooperações e possíveis parcerias na área de políticas afirmativas e outras iniciativas importantes para a melhoria do serviço público na gestão municipal”, disse a gestora.

Recebida por Fábio Eon, coordenador de Ciências Humanas e Sociais e Ciências Naturais na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a secretária falou de ações que vêm sendo desenvolvidas em Campinas, em especial as voltadas para políticas afirmativas.

“O próprio Guia de Terminologia é uma política afirmativa quando trabalha com uma comunicação inclusiva. Além disso, estamos com duas leis importantes sendo debatidas na Câmara, uma que trata da redução de carga horária para servidoras e servidores que têm dependentes com deficiência e o Proteja Servidora, que prevê licença para servidoras vítimas de violência doméstica”, explicou.

Casa Civil

Em outra agenda em Brasília, a secretária esteve com Ricardo Buratini, secretário adjunto de Energia da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. O objetivo também foi estabelecer laços de cooperação e integração na área de gestão pública, com foco no desenvolvimento de pessoas. “Foi um encontro muito positivo. É importante estreitar laços e promover novas parcerias. Todos ganham com a troca de experiência”, explicou Eliane Jocelaine.

Sair da versão mobile