Nossa Cidade
Campinas premiada por colaboração em monitoramento da fauna
Campinas foi reconhecida por suas contribuições ao Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo) da Fundação Oswaldo Cruz, plataforma que permite monitorar “eventos sentinelas”, que alertam para a circulação de doenças que têm animais como hospedeiros. A coordenadora do Sistema, professora Márcia Chame, entregou pessoalmente os certificados da premiação “10+ Colaboradores do SISS-Geo” ao prefeito Dário Saadi nesta quarta-feira, 31 de maio, no gabinete. A cerimônia virtual foi em abril.
De acordo com o prefeito Dário, dar suporte às ações relacionadas ao Siss-Geo é um compromisso de sua gestão. “Agradeço muito pela parceria da fundação e pelo trabalho realizado pelas equipes da Defesa Civil e da Saúde e parabenizo Campinas por todos os prêmios”. Segundo a coordenadora Márcia, a Fiocruz leva o exemplo de Campinas para todo o Brasil, com o objetivo de inspirar profissionais tanto com relação ao fluxo de informações quanto ao trabalho em conjunto realizado pelos setores. “As equipes são merecedoras e o apoio da gestão faz muita diferença”, afirmou.
Também participaram da entrega do certificado, o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado; a coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Elen Costa; e a assessora técnica da Secretaria de Saúde, Priscilla Pegoraro.
A professora Márcia esteve em Campinas para participar do Fórum “Alerta Precoce para a Redução de Risco de Desastres: Um olhar para a Região de Campinas” promovido pela Prefeitura e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) nesta quarta-feira. O evento foi realizado na universidade e tratou os desafios das diferentes áreas do poder público frente a eventos climáticos extremos, bem como as ações de Defesa Civil.
Além de se tornar embaixador do Sistema, o programa “Campinas Cidade Resiliente” figurou pelo segundo ano consecutivo como o primeiro colocado na categoria Equipes de Unidades de Saúde, Ambiente e outros órgãos. O município também foi premiado como unidade de conservação, com o 3º lugar pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas. Leia mais aqui: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/48123.