Nossa Cidade
Campinas entra em Estado de Emergência com umidade do ar em 11,8 por cento
O município de Campinas entrou em Estado de Emergência pela baixa Umidade Relativa do Ar (URA) na tarde desta terça-feira, dia 21 de setembro. O índice chegou a 11,8% às 13h40.
O Estado de Emergência é decretado pela Defesa Civil quando a Umidade do Ar está abaixo de 12%. Deve-se determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física e entrega de correspondência. Atividades que envolvam aglomerações de pessoas em espaços fechados como aulas, cinemas também devem ser suspensas entre esses horários. Durante as tardes, também é preciso manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e hospitais.
Além disso, devem ser observadas as recomendações do Estado de Alerta (registrado quando a URA está entre 12 e 20%) e de Atenção (entre 20 e 30%). É preciso umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, consumir água à vontade e usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Alta temperatura
A Defesa Civil chama atenção da população para a alta temperatura em Campinas. Às 12h50 de hoje, a temperatura alcançou 37,2º C. A Defesa Civil, junto ao Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri) e à Secretaria Municipal de Saúde, alertam para a necessidade de se proteger contra o risco de insolação.