Connect with us

Nossa Cidade

Campinas espera liberação de R$ 11,8 milhões para construir dois novos centros de saúde

Campinas espera a liberação de R$ 11,8 milhões pelo governo federal para dar início ao processo de construção de dois novos centros de saúde (CSs). Os projetos da Secretaria de Saúde foram habilitados em portaria do Ministério da Saúde publicada na segunda-feira, 6 de maio, e os recursos serão destinados ao Município por meio do Novo PAC.

Onde serão os novos CSs?

Os projetos de Campinas tratam sobre construções das novas estruturas dos CSs Village e Boa Esperança, nas mesmas regiões onde eles já existem. A expectativa é de que os recursos sejam liberados para o Fundo Municipal de Saúde até dezembro deste ano para que, em seguida, sejam iniciados os processos licitatórios para as duas construções.

Até que as novas sedes estejam prontas, o CS Village mantém atendimentos na avenida Francisco Cândido Xavier, 546. Já a estrutura original do CS Boa Esperança, antes na rua Professor Renê de Oliveira Barreto, 440, já estava fechada por conta da necessidade de uma série de adequações na estrutura. Com isso, a Pasta optou por remanejar as equipes de saúde para outras unidades básicas para garantir assistência qualificada aos pacientes.

Endereços futuros
 

  • CS Boa Esperança: rua Presidente Bernardes (fundo do terreno), 1.622, Jardim das Paineiras
  • CS Village: avenida Francisco Cândido Xavier, s/n (-22.756461, -47.056390), Village

Benefícios

A diretora de Saúde, Monica Nunes, considerou que as novas estruturas são consideradas mais arrojadas porque não somente atendem às demandas das regiões contempladas, mas também são voltadas para atuação de equipes multiprofissionais da Saúde da Família.

“As unidades serão construídas sem interromper qualquer atendimento e esses espaços vão adequar todas as necessidades. Todos saem ganhando, tanto população quanto trabalhadores”, ressaltou.

Campinas conta atualmente com 68 centros de saúde distribuídos em todas as regiões. Com a execução das obras dos dois projetos, o número aumentará para 69.

Os endereços e horários de funcionamento estão na página: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude

Sair da versão mobile