Connect with us

Nossa Cidade

Campinas está com novas equipes de arborização totalmente completas

A Secretaria de Serviços Públicos chegou a 100% das novas equipes de arborização em Campinas nesta quarta-feira, 15 de maio. São 13 novas equipes, com 150 profissionais. As novas equipes iniciaram o trabalho, gradativamente, no dia 1 º de abril.

As novas equipes que estão operando são: oito de poda e extração de árvores; duas de plantio; uma de poda e extração com método de escalada técnica (em pontos onde não é possível acesso com caminhões guindastes. Os profissionais sobem nas árvores escalando em atividade similar ao rapel); uma com quatro engenheiros agrônomos e florestais, que elaboram laudos da arborização urbana com a utilização de equipamentos como tomógrafo e penetrógrafo e uma equipe técnica de inventário.

Elas reforçam o efetivo já existente na Secretaria de Serviços Públicos, que é de sete equipes, com 10 pessoas cada. A Secretaria é a responsável pelo manejo de árvores em calçadas, canteiros, mais de 2 mil praças urbanizadas, áreas verdes não urbanizadas, 25 parques e bosques, entre outros. A programação de trabalho é selecionada tecnicamente pela Secretaria de Serviços Públicos e por meio de demandas da população pelo canal 156.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, considera que o trabalho com as novas equipes de poda de árvores e de análise de pedidos de extração está sendo agilizado. A reposição de árvores e reflorestamentos também está sendo otimizada e agora conta com uma equipe de avaliação por imagens, que é a tomografia. “As árvores, em especial as antigas e de grande porte, poderão ter uma avaliação técnica mais segura e precisa ao passar por exames com aparelhos”, diz o secretário.

O secretário também explica que nem todos os pedidos de extração de árvores são autorizados. Árvores são extraídas somente se for necessário. “É preciso seguir critérios técnicos, como apresentar problemas fitossanitários (podridão no tronco ou raízes, por exemplo), desestabilização da árvore, interferências sérias com a rede de fiação aérea, árvores impróprias para calçadas, entre outros.”, diz Ernesto Paulella.

A empresa responsável pelas novas equipes é a MB Engenharia e Meio Ambiente Ltda, vencedora do pregão 013/2024. O valor do contrato, por 12 meses, é de R$ 26.953.936,32.

O secretário de Serviços Públicos destaca a importância de manter as árvores na cidade, como a drenagem urbana, porque absorve água do solo; abrigo e alimento para a pequena fauna urbana, como pássaros; filtro do ar, porque absorve o gás carbônico e libera oxigênio; equilíbrio da temperatura.

Sair da versão mobile