Connect with us

Nossa Cidade

Campinas faz ação em memória às vítimas para alertar sobre a violência no trânsito

Na semana em que o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito foi lembrado, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) apresentou o Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito 2023, e lançou uma ação, com depoimentos reais de vítimas do trânsito, para alertar sobre as consequências dos sinistros (acidentes). O evento reuniu cerca de 50 pessoas na sede da empresa, na Vila Industrial, nesta quinta-feira, 21 de novembro.

 

Em 2023, 159 pessoas perderam a vida no trânsito em 149 sinistros fatais. Até setembro de 2024, foram 123 óbitos, sendo 53 em vias urbanas, o que representa quatro vidas salvas, já que houve queda de 7% em relação ao ano passado (57). O anuário detalha a evolução da mortalidade no trânsito nos últimos 10 anos e traz análises aprofundadas sobre os dados de 2023: perfil das vítimas, locais críticos, faixas horárias de maior incidência, tempo de sobrevida e fatores de risco associados aos óbitos.

 

“Temos um trabalho incansável para reduzir os óbitos no trânsito que envolve a realização de obras de geometria, campanhas educativas, sinalização e fiscalização. Na avenida John Boyd Dunlop, por exemplo, passamos de 13 mortes em 2021 para seis em 2023. E, até setembro deste ano, quatro vidas já foram salvas em vias urbanas”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Quanto vale uma vida? Um minuto chegando mais cedo no seu destino? Fica o convite à reflexão”, completou.

 

Para chamar a atenção para os impactos da violência no trânsito, a Emdec e a Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (Adeacamp) se uniram para transmitir uma mensagem de conscientização, alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Sinistros de Trânsito, lembrado no terceiro domingo de novembro de cada ano. A data reconhece a dor das vítimas e familiares afetados pela mortalidade no trânsito.

 

Os atletas de Rugby em Cadeira de Rodas, Ademir Batista de Souza e Erick Artur de Souza, que sofreram lesões permanentes após sinistros de trânsito, relatam suas trajetórias de sofrimento, adaptação e superação em conteúdos disseminados nas redes sociais, painéis digitais e cartazes em ônibus. A ação envolve a Emdec, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e a Vital Strategies. Os vídeos da campanha podem ser acessados na página da Emdec no Youtube.

 

“Uma imprudência no trânsito pode gerar perdas irreversíveis. Fiquei tetraplégico e as vidas de dois amigos foram interrompidas pelo acidente. A vida de uma pessoa pode mudar em segundos. O esporte me trouxe de volta para a vida”, destacou Ademir durante o evento. “Como vítima, não recebi empatia ou socorro. Aquele um segundo que o condutor não parou e não respeitou a sinalização mudou a minha vida. É preciso refletir que a pressa no trânsito pode tirar a sua vida ou a de outra pessoa”, enfatizou Erick.

 

A coordenadora do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, Ana Paula Crivelaro Ferreira, que representou a Secretaria de Saúde, enfatizou que “estamos aqui para somar forças e esforços para evitar mortes e feridos no trânsito. Fica aqui a nossa homenagem não só às vítimas de trânsito e seus familiares, mas também aos profissionais de atendimento médico, equipes de resgate, forças policiais e agentes da mobilidade”, disse. 

  

Esquetes teatrais que promovem a segurança viária, conduzidas por artistas do grupo Ateliê Teatro, completaram as interações do evento.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com