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Campinas fecha 2023 com 18 mil atendimentos pelo Saúde Digital e avaliação positiva
Campinas teve 18 mil atendimentos pelo serviço de Saúde Digital durante 2023, o que demonstra o avanço para a consolidação do serviço de assistência médica on-line para atender à população e ainda ampliar a oferta e qualificação do SUS Municipal. Veja abaixo perfil dos atendimentos prestados.
As estatísticas foram contabilizadas entre março, quando houve a implementação do recurso pelo governo Dário Saadi, e a primeira quinzena de dezembro de 2022.
O total de atendimentos contempla teleconsultas, quando um paciente realiza consulta com um médico no conforto da própria residência ou do centro de saúde de referência, sem precisar encarar fila e esperas, e as teleinterconsultas, quando profissionais dos centros de saúde (CSs) trocam informações e opiniões com especialistas de policlínicas e outros parceiros do município para otimizar a assistência em casos de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia.
Há ainda teleconsultas com o especialista em dermatologia por meio de acordo com o Hospital PUC-Campinas.
Histórico e regiões de destaque
No caso dos pacientes, quase todos os casos de teleconsultas são avaliados por médicos do Hospital Dr. Mário Gatti. O serviço começou a ser aplicado gradativamente na cidade no fim de maio e está disponível em todos os CSs desde a última semana de julho. Os dez centros de saúde com maior número de atendimentos foram:
– CS Barão Geraldo
– CS Boa Vista
– CS Costa e Silva
– CS Jardim Esmeraldina
– CS Sousas
– CS Jardim Aurélia
– CS Rosalia
– CS Centro
– CS São Bernardo
– CS Taquaral
Perfil dos atendimentos
Um levantamento da Saúde indica que as principais demandas recebidas pelos CS ao longo do ano foram:
-Infecções virais e bacterianas vias aéreas (gripe, sinusites, faringites, infecção pela COVID 19)
– Trato gastro intestinal (diarreias e vômitos) e vias urinárias
– Hipertensão arterial
– Exame médico geral e renovação de receitas
– Dor articular e muscular
Do total de 10.032 teleconsultas, 376 pacientes foram encaminhados para um pronto-socorro. O resultado significa na prática que somente 3,74% das consultas exigiram conversão para um atendimento desta forma.
Profissionais de outras áreas já fizeram algum atendimento remoto com os usuários: assistente social, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Como os pacientes avaliam?
A pesquisa do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital indica uma avaliação dos moradores e informa dados sobre as teleconsultas. Ela revela que:
– Tempo médio de atendimento: 11,8 minutos
– Nota média do serviço (acolhimento até consulta): 8,9
– Idade média do usuário: 41,5 anos
– Elogios sobre comodidade, agilidade, acolhida e qualidade do atendimento
Como funciona?
O paciente que apresenta alguma queixa, avaliado como caso de baixa complexidade e sem consulta agendada, passa por uma triagem do centro de saúde. Se for necessária avaliação em consulta médica, a enfermagem pode oferecer o serviço de teleconsulta nos casos considerados leves.
Caso o paciente aceite, ele recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.
O acesso à teleconsulta da Saúde Digital pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, pode contatar o profissional por meio de um computador do centro de saúde. O médico, que faz atendimento à distância, fica no Hospital Mário Gatti.
Futuramente, os pacientes podem agendar as teleconsultas pelo site da Prefeitura, por um aplicativo que está em desenvolvimento, ou pelo telefone 160. A previsão da Saúde Digital é de que os novos recursos estejam disponíveis para a população a partir de 2024.