Nossa Cidade
Campinas ganha hubs de inovação da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Campinas ganha três hubs de inovação em agronegócios da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). São unidades promotoras de inovação que integram o AptaHub, iniciativa de inovação da agência. Nesta quarta-feira, 22 de novembro, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Freitas, esteve na cidade e também inaugurou oficialmente o Ambiente de Inovação “Alysson Paolinelli”, que ocupa parte do Escritório de Negócios Tecnológicos do AptaHub, na sede da Apta, em Campinas, em prédio anexo ao Instituto de Agronômico de Campinas (IAC). Os espaços serão usados por empresas e startups para terem maior contato com os pesquisadores e promoverem a aceleração de novos negócios e produtos.
O AptaHub Gramado, que fica no Instituto Biológico, e o AptaHub Itapura, no próprio IAC, inaugurados nesta quarta-feira, 22, vão se unir ao próximo, que ficará no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), a ser entregue em breve. Além dos três em Campinas, haverá um em São Paulo, um em Santos e um em Ribeirão Preto.
A Apta é o órgão responsável por coordenar as atividades de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O objetivo é que as 18 unidades da Apta no Estado (Campinas possui uma destas unidades) com seus novos seis ambientes de inovação e os seis institutos de pesquisa ligados à Secretaria do Estado estejam mais próximos de empreendedores e de empresas, estimulando a inovação, ampliando a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, a Apta é um instituto de grande importância na área da pesquisa, com 500 pesquisadores. “São Paulo tem 47% das agrotechs do Brasil, somos referência nisso, e o AptaHub vai captar recursos da iniciativa privada e ser o maior centro de inovação do agronegócio do Brasil”, disse.
Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, os novos hubs em Campinas são um passo a mais para desenvolver o agronegócio por meio da tecnologia. “É fundamental para o futuro da pesquisa no agro”, frisou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, destacou que é muito importante essa liderança de Campinas entre os hubs que estão sendo instalados no Estado. “É uma cadeia de oportunidades para as startups interagirem com quem faz pesquisa e ciência na área de agronegócios e tecnologia de alimentos”, ressaltou.
AptaHub
O AptaHub é uma rede de ambientes de inovação de excelência que conecta pessoas e soluções inovadoras com foco no agro. A criação do ecossistema de inovação da Apta com os seis ambientes de inovação foi realizada pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), que venceu chamamento público em 2022 para execução do projeto.
Os novos ambientes de inovação foram projetados para promover o empreendedorismo, a criatividade e a transformação do agro. Os espaços vão abrigar, inicialmente, 28 startups e projetos selecionados em edital para o Programa de Residência AptaHub. As iniciativas intensivas em conhecimento de base tecnológica, as chamadas deeptechs, vão poder acessar 298 posições fixas, oito espaços colaborativos de coworking, sete espaços de descompressão, seis áreas para realização de eventos e um laboratório multiusuário.
Além dos espaços físicos, o Programa de Residência AptaHub impulsionará as soluções tecnológicas, por meio de mentorias, direcionamentos estratégicos, eventos, workshops, benefícios e conexões entre pessoas de diversas áreas, organizações do ecossistema de CT&I do agronegócio e Institutos de Pesquisa. As empresas e projetos selecionados poderão usufruir das atividades programáticas e das instalações dos Espaços de Inovação do AptaHub, gratuitamente, até 30 de julho de 2024.
Em sua visita a Campinas, o governador Tarcísio de Freitas também entregou prêmios do 22º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo 2023 e kits de combate a incêndios florestais a municípios paulistas. Saiba mais no link https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/51121.
O Ambiente de Inovação “Alysson Paolinelli” tem seu nome em homenagem ao ex-ministro da agricultura que faleceu em junho deste ano, aos 86 anos. Figura de destaque na agricultura do País, além da vida na política e à frente de instituições do setor, em 2006, Alysson Paolinelli recebeu o prêmio “The World Food Prize”, equivalente ao nobel da alimentação, pelo incentivo à agricultura tropical brasileira na evolução da oferta de alimentos no mundo.