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Campinas ganha mais uma rota para ciclistas: Campina Grande / São Luiz

O Distrito do Campo Grande acaba de ganhar mais uma infraestrutura cicloviária: Campina Grande / São Luiz. O trajeto tem 2,95 km; e os investimentos foram da ordem de R$ 2,1 milhões. A nova rota cicloviária foi entregue para Campinas na manhã desta quinta-feira, dia 04 de julho, durante gravação de vídeo feita pelo prefeito Dário Saadi, no entroncamento entre os dois bairros. Moradores da região acompanharam a entrega.
 
“Essa é uma entrega fantástica! Uma ciclovia que vai aqui do chamado ‘Estradão’ (Estrada Municipal CAM 268) do Campina Grande e São Luiz até o Parque Floresta, que agora tem um ‘Calçadão’ e ganhou essa ciclovia. Mais uma ciclovia para Campinas, que interliga com outras existentes, e chega até o Terminal do Campo Grande. É qualidade de vida, aqui para o pessoal da região. E o atendimento de uma reivindicação antiga dos moradores, que era esse calçamento no ‘Estradão’, destacou o prefeito Dário.
 
Os moradores aprovaram a obra. A dona de casa Josiene Cecília Martins é moradora do bairro São Luiz há mais de 20 anos. Ela enfatizou a importância da obra. “Ficou perfeita! Durante muito tempo o pessoal está ‘brigando’ para isso. Era impossível caminhar aqui. E hoje a gente vê mãe caminhando com criança, com carrinho de criança, gente passeando com cachorro e os ciclistas podendo ter onde andar com segurança. É incrível! Ficou muito bom”, disse.
 
Com mais essa entrega, Campinas quase atinge 113 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas). São 112,97 km. Na gestão Dário Saadi já são 46,49 km de trajetos para ciclistas.
 
Neste ano (2024), com a Campina Grande / São Luiz, já são seis ciclovias concluídas. As outras cinco foram: Florence II – Pirelli (1 km), no dia 15 maio; Garcia – Aurélia (1,7 km), no dia 22 maio; Vila União (3,4 km), no dia 28 maio; Garcia – Londres (1,84 km), no dia 26 de junho; e no dia 28 de junho a Campos Sales (0,7 km), dentro do projeto de revitalização da via.
 
Na entrega, além de grupo de moradores, o prefeito Dário estava acompanhado pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; e pelo secretário de Transportes, Fernando de Caires.
 
Riverete destacou a data em que o vereador Higor Diego Ralla o trouxe para a região para um passeio ciclístico com diversos integrantes, e o grupo reivindicou uma ciclovia no local, que chegasse até o Terminal Campo Grande. Foi no dia 19 de fevereiro de 2022. “Hoje ela foi entregue. O trabalho deu certo. Quem ganha é quem utiliza esse espaço e terá mais dignidade. É um dia histórico, pois estamos nos últimos bairros na região do Distrito do Campo Grande e fizemos uma rota cicloviária que chega até o Terminal. Interliga com o transporte público. E, outro detalhe, ela também tem interligação com o Terminal Itajaí. Então, os dois bairros possuem interligação com os dois terminais da região, por meio de ciclovias”, enfatizou.
 
A entrega da infraestrutura cicloviária Campina Grande / São Luiz é mais uma ação dentro das comemorações dos 250 anos de Campinas. O principal objetivo é criar um sistema de transporte sustentável e econômico, que contribua com o meio ambiente e a saúde dos cidadãos. Também ampliar o uso da bicicleta, garantindo ao ciclista condições de segurança e conforto. E interligar a rede existente, com trechos que possibilitem a conectividade entre as rotas; e a integração com o transporte público coletivo.
 
Dados Campina Grande / São Luiz

A infraestrutura cicloviária Campina Grande / São Luiz possui 2,95 km. Ela começa no entroncamento dos dois bairros e segue como ciclovia pela Estrada Municipal CAM 268. No local foi construída uma infraestrutura de pavimento, antes inexistente. Com isso, ela interliga os dois bairros à rua Juvenal Fernandes, na região do Parque Floresta.
 
A nova rota cicloviária proporciona a continuidade para o sistema cicloviário existente no Parque Floresta; Itajaí (Praça João Amazonas) até o Terminal Itajaí; e Praça da Concórdia. Após a Praça da Concórdia, segue em calçada compartilhada até o antigo Terminal Campo Grande. A partir deste ponto, segue como ciclovia, no canteiro central, até o Terminal BRT Campo Grande.
 
Com isso, a nova rota cicloviária permite a interligação com outros trajetos para ciclistas; e dá acesso à equipamentos públicos importantes, como terminais urbanos, praças esportivas, escolas, comércios, entre outros.
 
Os investimentos foram da ordem de R$ 2.134.137,06. O responsável pelas obras foi a empresa A. C. Pizziolo Engenharia Ltda.
 
Mais rotas cicloviárias em execução

– Parque Prado. 2,6 km. Ciclovia das avenidas Brunoro de Gasperi / São José dos Campos, na região do Parque Prado. Fruto de contrapartida da construtora MRV. Investimentos de R$ 597.200,00.
 
– José Bonifácio. Começa no cruzamento da avenida José Bonifácio com a rua Mogi Guaçu, seguindo por 440 metros até a Paróquia Imaculado Coração de Maria. Possibilita a integração com a ciclovia Nova Campinas – Flamboyant, que tem 6,9 km e foi entregue em 22 de julho de 2022. Ela chega até o Portão 2 do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. E, a partir daí, com a ciclofaixa Nova Campinas – São Fernando, que tem 1 km e foi entregue em 11 de novembro de 2022. Atende várias unidades comerciais. Os investimentos são da ordem de R$ 440.093,26.
 
– Avenida Mercedes Benz – Terminal Ouro Verde. São 8,5 km de trechos com ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota, que atenderão áreas industriais, comerciais e instituições públicas, promovendo a integração com o transporte público coletivo. Investimentos são da ordem de R$ 2,8 milhões. Obras começaram no final de dezembro de 2023.
 
– Via Norte. Terá 3,13 km. Começa como ciclovia na rua dos Cambarás, a partir da rua Dr. Alberto Franco Lamounier. Passa pela Praça Maria Iraci dos Santos; prossegue pela Cambarás, em calçada compartilhada, até o cruzamento com rua Dr. Ataliba Batista Soares de Sá. A partir deste ponto, segue pelo canteiro central, como ciclovia, até a rua das Acácias. Continua pelo lado direito, em ciclovia, margeando o passeio existente até a rua dos Ipês Amarelos. Prossegue pelo canteiro central pelo lado direito, margeando a estrada Luiz Fernando Rodriguez, até a rua das Imbuias. Terá paraciclos. No trajeto, há equipamentos públicos e locais de interesse importantes, como a Praça Maria Iraci dos Santos, que possui academia ao ar livre, centro de saúde, escolas, templos religiosos, comércios e empresas. Os investimentos são da ordem de R$ 2.420.962,45. O responsável pela obra é a empresa A. C. Pizziolo Engenharia Ltda.
 
– Parque Ecológico “Hermógenes de Freitas Leitão” – Barão do Café / Mata Santa Genebra. Terá 4,8 km. Ela começa na rua Mata Atlântica, prosseguindo pela avenida Engenheiro Jorge Bierrembach de Castro, rua Helenita Aparecida Bassan de Sá, até a avenida Dr. Eduardo Pereira de Almeida. Continua pela rua Gilberto Pattaro, até a avenida Santa Isabel, interligando com a ciclofaixa existente no local. No outro trecho, inicia na rua José Martins, interligando com a ciclovia existente no local, seguindo pela rua Antônio Pierozzi, até a Praça Durval Pattaro. No traçado há comércios, áreas de lazer, templos religiosos e empresas. Ela terá paraciclos. Os investimentos são da ordem de R$ 1.705.000,00. O responsável pela obra é a empresa Engetela Comércio e Serviços Ltda.
 
– José Paulino. Terá 0,85 km. Ela começa no entroncamento com a avenida Dr. Moraes Salles, chegando até a avenida Orosimbo Maia. Execução dentro do projeto de revitalização da via, que tem custo total de R$ 4,48 milhões. Ela terá paraciclos.

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