Connect with us

Nossa Cidade

Campinas ganha novo Centro de Educação Ambiental, o CEA “Fazendinha Feliz – Cati”

 

Campinas ganha nesta quinta-feira, 20 de junho, o seu sétimo Centro de Educação Ambiental, o CEA “Fazendinha Feliz – Cati”. Localizada na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), na Avenida Brasil, Jardim Chapadão, a instituição agora passa a integrar oficialmente a rede municipal de educação ambiental. A formalização da parceria ocorre nesta quinta-feira, 20 de junho, durante as cerimônias de comemoração do aniversário de 57 anos da Cati.

 

“É uma grande satisfação contar com todo o potencial da Cati para a nossa política de educação ambiental, sem contar que o órgão é uma instituição de referência em Campinas e já tem muitas ações em parceria com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas)”, afirma o titular da pasta, Rogério Menezes.

 

O projeto Fazendinha Feliz da CAT teve início em 2011 e, com o decorrer dos anos, foi incorporando atividades para diferentes faixas etárias, incluindo estudantes das redes municipal e estadual de ensino, grupos do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), de comunidades, universidades e outros.

 

Entre as atividades desenvolvidas no local estão preparo da terra e plantio de hortaliças com as crianças e educadores; preparo de receitas saudáveis; oficinas de identificação e preparo com plantas medicinais; recreação educativa com crianças; oficina sobre criação de abelhas nativas sem ferrão; visitas às abelhas nativas sem ferrão com direito à retirada e degustação de mel das próprias colônias; pinturas com tintas feitas de terra; oficina de lanches saudáveis; realização da Feira Agroecológica, Educativa e Solidária, e outras.

 

“A Fazendinha Feliz da Cati, por meio do trabalho e comprometimento do agrônomo Osmar Mosca Diz e toda a rede de colaboradores integrados, tem sido referência em Campinas na capacitação de professores, instituições e comunidades em geral para o cultivo e manejo de hortas, pomares, PANCS – Plantas Alimentícias não Convencionais, além de projetos e ações voltadas para a meliponicultura, com as abelhas nativas sem ferrão. Muitas crianças das redes de ensino de Campinas também visitam o local e vivenciam muitos aprendizados. A Instituição da Fazendinha Feliz da Cati como Centro de Educação Ambiental representa um grande ganho para o município e irá fortalecer ainda mais a cooperação técnica e a parceria entre as diversas esferas que atuam nesse amplo campo socioambiental, ampliando os projetos e ações”, diz o coordenador de Projetos e Educação Ambiental, Amandi Buzon Rodelli.

 

Centro de Educação Ambiental

 

Além do CEA “Fazendinha Feliz – Cati”, Campinas tem outros seis Centros de Educação Ambiental: CEA Vila Educa; CEA “Marco Antonio Vicentini ” Estação Ambiental de Joaquim Egídio (SVDS); Mata de Santa Genebra – Fundação José Pedro de Oliveira; Bosque dos Jequitibás; Museu Interativo da Água – CCA /SANASA ; e o Ecocentro Serra D’água/ Guardinha, que atendem milhares de pessoas por ano.

 

Cada Centro de Educação Ambiental conta com equipe, estrutura e proposta pedagógica própria, onde desenvolve diversas atividades de acordo com a sua vocação, levando Educação Ambiental a todos os cantos da cidade.

 

 

Campinas 250 anos

 

 

A inauguração do novo Centro de Educação Ambiental Vila Educa integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas.

 

Sair da versão mobile